Em Astorga (Região Metropolitana de Maringá), a Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva mantém um canal de atendimento exclusivo para os funcionários. À frente do setor há 14 anos, a assistente social Cristiane Angelica Garcia explica que o objetivo é facilitar o acesso aos serviços, considerando a demanda individual. "Todo mundo ganha com isso, em termos de qualidade, satisfação e saúde", diz.

Com cerca de mil funcionários, a cooperativa possui dois ambulatórios médicos no local, com atendimento clínico e ocupacional. Na equipe há um médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem e auxiliar administrativo. Uma psicóloga que atua no RH também é acionada quando necessário.

Em uma necessidade especial, o serviço também faz o encaminhamento para outras especialidades médicas, utilizando a rede de saúde do município. Em caso de apoio psicossocial, essa prestação de serviço também se estende à família dos colaboradores.

"Além disso, prestamos orientações sobre previdência, licença-maternidade, entre outros. Essa organização é muito importante, pois o funcionário acaba tendo um direcionamento sobre onde buscar ajuda. Isso dá segurança ao empregado e os benefícios não deixam de ser um incentivo", conclui.

A cooperativa ainda tem uma parceria com o programa Cuide-se + do Sesi, que disponibiliza o acompanhamento nutricional aos funcionários e exames preventivos, como papanicolau, mamografia, avaliação de pele para identificação de manchas precoces e PSA para diagnóstico de câncer de próstata. (M.O.)