Fazer o que gosta e ser remunerado por isso é a situação ideal para qualquer profissional, mas a vida nem sempre acontece dessa maneira o tempo todo, ainda mais em períodos de retração econômica. Como as contas e as necessidades básicas de sobrevivência não esperam, lançar mão de uma capacitação rápida é uma forma sensata de garantir o pão nosso de cada dia e até descobrir novos talentos e competências, transformando o "ofício quebra-galho" em trampolim para uma nova carreira.

Com o auxílio de profissionais de duas instituições referência – o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Sine (Sistema Nacional de Emprego) –, a FOLHA buscou levantar os melhores cursos na atualidade nos quesitos geração de renda e rápido retorno financeiro (confira nesta página quadro com o valor do curso e o ganho médio). Como a velocidade de retorno e a urgência de cada um são relativas, há uma separação entre os cursos técnicos, com carga horária mais robusta – normalmente acima de 800 horas - e os cursos de qualificação/capacitação ou iniciação profissional - que podem variar de 15 a 500 horas de duração.

"Não é raro encontrar alunos que iniciam com um curso de custo e jornada menores, como o de design de sobrancelha, que a pessoa realiza durante a semana, termina na sexta e sábado já sai trabalhando. Para na sequência se inscreverem em outro curso da mesma área e assim ir avançando em uma carreira com uma formação mais completa e continuada", indica a assistente de gerente do Senac Londrina Norte, Flávia Teixeira.

Ela é categórica ao afirmar que cursos relacionados às áreas de alimentação, beleza e saúde são apostas certas independentemente do contexto. "Claro que todos os setores são afetados em um período longo de recessão como o que atravessamos, mas há uma demanda permanente pelos profissionais dessas áreas, pois falou em beleza, comida ou saúde, o pessoal não deixa de ir. Em tempos de crise, o ganho pode até baixar, mas a pessoa consegue ter alguma renda, coisa que nem sempre ocorre em outras áreas", explica.

O secretário municipal do Trabalho de Cambé e gerente do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e Agência do Trabalhador do município, José Aparecido Pereira Rolim, reconhece o valor de tais áreas para quem está em busca de empregabilidade e geração de renda. "Um dos cursos que oferecemos aqui é o de introdução de serviços de garçom, por exemplo, que a pessoa consegue ter alguma renda mesmo quando os estabelecimentos reduzem o quadro, como em uma pizzaria, que acaba pegando profissionais para o fim de semana", acredita.

Imagem ilustrativa da imagem Capacitação com retorno rápido



Gratuidade
Na linha de rápida empregabilidade, um dos cursos disponibilizados com frequência pela Agência do Trabalhador de Cambé é o de porteiro e vigia, com 180 horas de duração. O próximo está com inscrições abertas até o dia 21 de setembro e será gratuito, uma vez que está sendo viabilizado pela parceria com o Programa Senac de Gratuidade (PSG). São 36 vagas ofertadas e as aulas terão início no dia 3 de outubro.

"Aqui na região se a pessoa estiver disposta a recomeçar, nem que tenha que se capacitar para uma área diferente daquela que está acostumada, há possibilidades reais de garantir uma renda no final do mês", afirma Rolim.

Outro curso gratuito que a Agência do Trabalhador de Cambé ainda está com inscrições abertas é o de Capacitação em Gestão Empresarial – Bom Negócio Paraná, viabilizado em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) com carga horária de 66 horas. "É um curso completo de empreendedorismo que, quando eu fiz paguei mais de R$ 4 mil, e o pessoal pode se capacitar de graça para abrir o próprio negócio", recomenda Rolim. São 50 vagas ofertadas e as aulas devem iniciar em setembro. Quem estiver interessado em qualquer um dos dois cursos pode entrar em contato com a Agência do Trabalhador de Cambé pelo telefone:(43) 3174-0443.