A candidata à bolsa em Educação Infantil Katia Sayuri O. Kaibara tem contado com a experiência de ex-bolsistas de Londrina para formalizar o processo de inscrição. Ela diz que as principais dúvidas são em relação à interpretação das informações exigidas.

Pensando nessa dificuldade, um grupo de ex-bolsistas vem se reunindo periodicamente em Londrina, desde o final do ano passado, com o objetivo de auxiliar candidatos e divulgar as bolsas. "Queremos aumentar a adesão e desenvolver projetos de compartilhamento do conhecimento", conta o empresário Frank Hisatomi, um dos coordenadores.

Luciano Matsumoto, diretor do Integranikkey em Londrina, entidade que fomenta o desenvolvimento pessoal, profissional e de negócios na comunidade nipo-brasileira, também percebeu uma grande demanda por informações e promoveu há poucas semanas um encontro com ex-bolsistas. O evento reuniu cerca de 85 pessoas.

"As pessoas têm muitas dúvidas, principalmente na questão da língua japonesa. A ideia foi esclarecer os pontos principais. Por exemplo, muitos não sabiam que há cursos com intérprete ou outros, com opções de material em inglês", completa.

SERVIÇO
Os interessados no grupo de ex-bolsistas podem escrever para o e-mail [email protected]. Mais informações sobre o programa da JICA podem ser obtidas no site.