Para o diretor de desenvolvimento de pessoas da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Luiz Edmundo Rosa, todo mundo deveria aproveitar as oportunidades que têm para se aproximar das pessoas e conhecer gente nova, fazer amigos. "O relacionamento interpessoal é fundamental não só para o crescimento profissional, mas para a saúde física das pessoas. O isolamento é tóxico para o ser humano, faz mal à saúde", afirma.
Isso ficou provado, segundo ele, por um estudo que vem sendo feito pela universidade de Harvard há 75 anos. O Estudo de Desenvolvimento Adulto é, possivelmente, o estudo mais longo já realizado sobre a vida adulta. Os pesquisadores vêm acompanhando, desde a adolescência/juventude a vida de 724 pessoas, dentre elas o ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy.
"Eles avaliaram quais fatores mais trouxeram sucesso e felicidade ao longo da vida dessas pessoas, que hoje estão na casa dos 90 anos. Não foi dinheiro, não foi inteligência. A única coisa que realmente fez diferença foi a capacidade de construir bons relacionamentos", conta. Isso, segundo ele, teve reflexos, inclusive na saúde das pessoas avaliadas. "Quem tem amigos está mais protegido de doenças cerebrais, como o Alzheimer", afirma Rosa. (J.G.)