Se a recolocação no mercado de trabalho passa a ser uma necessidade mesmo para profissionais mais maduros, se adaptar às novas necessidades dos negócios é uma questão de sobrevivência. A psicóloga e coach Edneli Costa afirma que antes de procurar um novo emprego, os trabalhadores devem avaliar suas experiências e analisar a necessidade de se atualizar. "É comum que profissionais que passaram muitos anos na mesma empresa ou função não tenham se adaptado às mudanças que ocorreram no resto do mundo, até porque seus cargos podiam não exigir isso."

Por isso, a coach dá dicas para que esse trabalhador possa se organizar antes mesmo de começar a procurar a recolocação. "Atualizar o currículo é o primeiro passo. A pessoa não precisa detalhar todas as experiências e funções que exerceu nas últimas décadas. O ideal é listar, entre as coisas que ela já fez, as experiências que podem ser relevantes para o cargo que deseja ocupar."

Edneli afirma que neste período de preparação também é interessante buscar cursos, workshops e encontros que possam modernizar os conhecimentos. "Buscar atualização sobre tecnologia e novos modelos de negócios pode ser interessante para os profissionais de todas as áreas", orienta.

Mudança
Para a psicóloga e coach, outro ponto a ser observado pelo profissional idoso é a possibilidade de mudança de área de atuação. Ela salienta que por conta da maturidade, as pessoas já têm um autoconhecimento mais desenvolvido, o que facilita a autopercepção de seus pontos positivos e das coisas que podem ser melhoradas. "Com a idade, a tendência é que as pessoas se tornem mais seguras e, por isso, menos competitivas. Isso é algo maravilhoso porque ela consegue entender que mesmo que as opções se mostrem diferentes do que ela imaginou inicialmente, é possível encarar e se adaptar aos novos desafios." (T.S.)