A palavra ‘‘exemplo’’ nos remete sempre à moral, à ética e à religiosidade. Mas tudo na vida tem uma relação intensa e extensa com exemplos. Educação de filhos em especial.
  Como será a sociedade no futuro se hoje os pais envolvem seus filhos de corpo e alma em seus hábitos de consumo sem nenhum limite entre o ‘eu quero’ e o ‘eu preciso’?
  Um estudo realizado no Reino Unido mostrou que as crianças britânicas de 10 anos conhecem de trezentas a quatrocentas marcas famosas. Isto representa mais de vinte vezes o número de espécies de aves que elas sabem.
  Até pouco tempo atrás, a idade média em que uma criança pedia para que o pai comprasse algo era dois anos e oito meses. Hoje já é dois anos e três meses. E vai cair mais. A razão é que o modelo de família atual enfatiza o consumo. Finais de semana de compras no shopping em vez de passear e brincar com as crianças não é algo inconsequente.
  No Brasil, 51% dos pais tomam a decisão de compra depois de ouvir a opinião dos filhos, enquanto 49% afirmam que decidem juntos com eles. Dos pais que compram automóveis 60% dizem que foram influenciados pelos filhos.
  Não é errado as crianças participarem das decisões de consumo. Mas deixá-las determinar uma compra e terem sempre tudo o que querem pode gerar problemas graves, já que consumo desenfreado não satisfaz, além de não ensinar a estabelecer prioridades na vida.
  Uma oportunidade fantástica está passando em branco neste cenário. Mais do que ouvir a opinião das crianças, seria importante que os pais aproveitassem esses momentos para educá-las financeiramente.
  A propaganda é avassaladora, e o capitalismo cruel. Mas enquanto isso, há famílias que conseguem sucesso na educação baseada em princípios, e não na obtenção de bens.
  O que é mais importante: ter ou ser?
  Nenhuma influência externa é páreo para o exemplo dos pais. Eu digo sempre - e confirmo na minha própria vida - que nunca consegui ensinar efetivamente nada do que desejei a meus filhos. Porém, eu os vi fazendo quase tudo o que eles me viram fazer.

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina.