Marketing é mais do que muitos pensam
Você já tem na sua empresa aquele rapaz ou moça que faz os seus banners e demais artes para as mídias sociais, e-mails e eventos? Que bom. Espero que ele seja qualificado.

O que eu devo lhe informar é que isso não dá a você o menor direito de pensar que tem um departamento de Marketing. Este personagem seria, sim, parte desta área na sua empresa.

Contudo, Marketing é muito, muito mais que isso. E também é bem mais (bem mais meeesmo!) que ter uma agência de propaganda e comunicação contratada – como tantas que existem por aí e até filiadas a associações "fofas", eu diria.

Marketing não é só propaganda e comunicação. Não é só ação no ponto de venda. Não é só merchandising e nem só o modo de organizar uma vitrine ou coletar dados especializados de "trade". Não é só promoção e nem as muitas situações do preço e condições de negociação.

Marketing é ciência! Marketing é conhecimento, análise e interpretação correta de mercado, de público-alvo, de comportamento de consumo, é análise de fatos, de dados, de números etc, etc, etc.

Como fazer? Busque orientação profissional referenciada. Invista. Mas tenha alguém que execute o Marketing verdadeiro. Aliás, esta é a condição essencial para os negócios irem bem de verdade.

Uma prova? Como você explicaria a eleição de um presidente afrodescendente, com um nome que lembra o mentor do maior atentado terrorista da história, em um país enraizado no preconceito racial desde sua descoberta? Assim foi a eleição de Barack Obama, nos Estados Unidos. Isto é Marketing. Do jeito certo!

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina