Epifania
O que você sabe sobre um termo bastante em uso ultimamente? Você o ouvirá em filmes, séries de tevê, textos de filosofia de negócios e outras situações. Estou falando de ‘epifania’.

Não entrarei no sentido religioso da palavra, mas em sua utilidade para o dia a dia, especialmente para pessoas que se interessam por falar a coisa certa no momento certo – que é o seu e o meu caso, não?

Epifania é uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo. Indica que alguém encontrou finalmente ‘a última peça do quebra-cabeça’ e agora pode ver a imagem no todo. De um modo simples: é quando um pensamento inspirador e iluminante acontece.

Na língua inglesa, você ouvirá alguém dizer: "I just had an epiphany", ou: "Eu acabo de ter uma epifania", indicando que nesse instante ocorreu à pessoa um pensamento considerado único, de uma natureza quase sobrenatural.

E se você deseja aumentar as suas chances de viver não uma, mas várias epifanias, compartilho a experiência pessoal.

Eu aprendi com os meus acertos e erros – que são muitos – que nós somos o que pensamos. Desde então, mudei a mensagem interior da minha mente por algo constantemente energizante e inspirador. Abandonei a tendência ao negativo. Foi difícil no começo, mas consegui.

Um excelente começo consiste em apreciar as coisas boas e positivas que tivemos ao longo da vida. Nem tudo foi bom, eu sei. Porém, os melhores momentos não servem só para deixar saudades, mas são grandes mestres para o tempo presente.

Adicione a isso a leitura de livros inspiradores, palestras – há tantas excelentes no Youtube –, bons programas de tevê, rezar, conversar com pessoas sábias, tudo isso são engrenagens de um mesmo sistema que, juntas, produzirão uma pessoa melhor em cada um de nós – se fizermos disso um hábito. Em resumo, pare de sofrer com ideias negativas.

Pois bem. Agora que você já sabe o que é epifania, resta-me apenas desejar que ela não falte a cada decisão que você desejar ou precisar tomar – seja na vida ou nos negócios.

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina