Quem tem medo de auditoria?

Auditoria contábil e financeira é expressão corriqueira em qualquer ambiente de negócio. Mais hoje em dia. Consiste na revisão das demonstrações contábeis e transações financeiras de qualquer entidade – pública ou privada – efetuada por profissionais contadores. Normalmente, as auditorias visam assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade e probidade fiscal à administração. Ela identifica deficiências no sistema de controle interno e nos processos financeiros para, então, apresentar correções, recomendações e melhorias.

Conheci uma empresa metalúrgica de médio porte que tinha três sócios. O negócio cresceu e desenvolveu muito. O movimento financeiro tornou-se robusto e consequentemente os riscos se ampliaram.

Acontece que seus gerentes de área lá estavam há muitos anos. A relação de amizade entre eles e os sócios causava a todos uma sólida sensação de segurança, confiança e estabilidade. Certo dia, um dos acionistas desejou realizar uma auditoria com o objetivo de conhecer a real situação dos negócios e planejar melhor o futuro.

A proposta de trazer um auditor independente e externo caiu como uma bomba entre os gerentes. E você é bem capaz de adivinhar qual deles mostrou-se mais preocupado, 'mexendo os pauzinhos' internamente para afastar a eventual ameaça. Não deu outra.

A auditoria foi realizada. Escancarou um esquema de desvio que lá estava sabe-se lá desde quando. O tal gerente – homem religioso e cheio de discursos éticos – foi sumariamente demitido. Por piedade dos acionistas não acabou criminalmente responsabilizado.

E quanto à sua empresa? Como andam as operações? Não importa a sua impressão ou sentimento. Vá por mim: audite. Será um bem para a "saúde" da organização e de todos os envolvidos! Mas não posso deixar de registrar a advertência que digo e repito em todas as ocasiões: "Empresa não é lugar para se ter amigos. Amizade suscita cumplicidade. Daí para a bandidagem a distância é de um passo bem pequeno."

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina