Um capitão que se proponha a conduzir um navio de qualquer tamanho, carregando centenas ou milhares de passageiros, tem necessariamente de ser capaz disso antes de assumir tal responsabilidade"

Existem escolas importantes em todo o mundo que se dedicam à formação de navegadores há séculos. Elas transmitem o conhecimento dos caminhos para o tráfego de navios no oceano igual ao espaço aéreo para os aviões. Além disso, elas habilitam navegadores a dirigirem em meio a tempestades e ondas.
Um capitão que se proponha a conduzir um navio de qualquer tamanho, carregando centenas ou milhares de passageiros, tem necessariamente de ser capaz disso antes de assumir tal responsabilidade. E não se trata de simples talento, dom ou intenção, mas de desenvolvimento profissional provado e comprovado.
Ele deve conhecer a posição das estrelas,
o fluxo dos ventos e as correntes marítimas.
De toda a tripulação, somente ele consegue criar uma "estrada" nas águas do mar.
E frente a qualquer problema, os passageiros se voltam a ele porque confiam em quem os levará ao porto seguro.
Seria inconcebível a um homem ignorante e sem competências para lidar sequer com um bote a remo discutir com este capitão, sugerir-lhe qualquer ideia referente ao navio ou percurso.
E se esta pessoa assumisse o comando, um pânico frenético tomaria conta dos passageiros e da tripulação, porque ele não tem habilidade.
Qualquer empresa é como um navio no complicado "mar dos negócios". Só um dirigente capacitado a conduzi-la no oceano da contabilidade, das finanças, do RH, do Marketing, compras, venda, estratégia, atendimento ao cliente, qualidade, concorrência e tudo mais é que inspira confiança nos clientes e na equipe de trabalho para atingir os resultados que todos esperam.
Se você está à frente de uma organização empresarial de qualquer tamanho hoje, quanto, de zero a cem por cento desta habilidade você desenvolveu? E caso ainda não a tenha, o que está fazendo ou pretende a respeito?

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina