Troque mil regras por uma história
As empresas querem comunicar valor a seus clientes e funcionários. Então elas passam a lidar com uma dificuldade: "Qual o melhor modo de fazer isso?"
Eu direi em uma palavra a primeira grande ferramenta a ser usada: exemplo!
Pare de escrever coisas bonitas na parede da recepção, nos seus folders e no website da empresa e dedique-se a fazer essas coisas acontecerem de fato. Será fantástico. E passará a convencer o mundo todo daquilo que vocês são.
A segunda melhor ferramenta para comunicar valor é através de uma história. Uma boa história. Não qualquer uma, mas aquela que ajude as pessoas a pensarem por si mesmas, e depois concluir uma moral.
Por exemplo. Sair dizendo que "temos de ser éticos" não é nada, e não vale nada. Porém, contar sobre um ex-empregado que, escondendo um erro, causou prejuízo à empresa, ou um vendedor que, admitindo sua falha, ganhou a confiança do cliente e duplicou seus pedidos, isto sim ensina "o que é" atitude ética e também "o que não é".
Fatos reais devem ser contados para o bem.
Na Era da Informação, o que está enjoando quase todo mundo é o excesso de dados que chegam como o vento, de todas as direções. Engana-se quem acha que basta escrever ou colar uma foto nas mídias sociais, ou gravar um vídeo e todos verão. Talvez "curtam", no máximo. Mas ninguém se conecta. Portanto, comunica mais e melhor quem o faz com poucas palavras, rápida e efetivamente, isto é, com clareza e pragmatismo.
Ajude as pessoas a terem fé em você e na sua empresa – nos serviços e em tudo o que ela faz ou vende. A fé move montanhas. E fé carece de inspiração. Uma boa história tem o poder de liberar este efeito.
Alguém certa vez disse que uma imagem vale mais que mil palavras. Eu direi que uma história vale mais que mil regras. E sendo boa o bastante, fará as pessoas sentirem confiança, e seguirão a mensagem. Poderia ser melhor?

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina