O modelo bíblico de liderança

A Bíblia exerce influência real sobre o pensamento de toda a humanidade, mesmo sobre quem não a adota como livro sagrado. O meu mestre costuma dizer que "tudo está na Bíblia", e faz questão de demonstrar sua convicção nas situações menos prováveis, como: tecnologia, descobertas, eventos históricos, etc.
Se você nunca leu, vale tentar. E quando o fizer, talvez se depare com uma pergunta que eu mesmo fiz. "Por que tantos líderes hebreus foram pastores antes de exercer a liderança?"
David, o segundo rei de Israel, fala em seus Salmos sobre como cuidava de seu rebanho. Ele menciona compaixão e salvação. Ele se preocupava com o bem-estar de cada ovelha. Isto o fez apto a conduzir sua nação.
Moisés cuidava do rebanho do sogro quando uma cabra fugiu – conta a tradição oral Judaica, chamada Guemará. Ele seguiu-a e a encontrou bebendo água numa fonte. Ao aproximar-se, disse a ela: "Tua sede te fez fugir? Estás cansada? Sacia-te e eu te carregarei de volta. E desde já cuidarei para que isso não ocorra mais".
Dois pastores, dois exemplos, duas virtudes ímpares em liderança aprendidas junto a seus rebanhos. Penso que tudo se resuma a "sensibilidade". Eles conheciam as necessidades de cada um dos animais no todo e em particular.
Encontrei numa obra de filosofia milenar as seguintes palavras: "Os atos do líder são os atos da nação. Se o líder é justo, a nação o será. Se o líder é injusto, a nação também é injusta e pagará pelas fraquezas do líder". ‘Nação’ aqui se aplica também a empresas. O comportamento do grupo é autorizado pelas práticas de quem está no topo.
Temos visto funcionários de muitas empresas pagando pelas fraquezas de seus chefes. Ficam sem seu trabalho, perdem as economias de toda a vida, enfrentam dores emocionais, morais, e físicas. Há vários casos nos quais os clientes também pagam.
Líderes verdadeiros são raros. Tão raros quantos pedras preciosas. E por que não dizer "raros como sábios e bons pastores de ovelhas"?