Alguma vez você chegou a se envolver num projeto – seja na empresa ou na vida pessoal – a ponto de nem conseguir mais lembrar por que o havia começado ou qual seria seu benefício final?
Como você se sentiu em relação a isso?
Quase todo mundo tem metas ou uma lista de atividades que deseja realizar. Algumas dessas metas podem parecer inatingíveis por vários motivos. Talvez exijam recursos que não temos ou esforço demais. Talvez não estejamos fisicamente capazes de realizá-las. Talvez não tenhamos tempo.
Mas eu me refiro àquelas que não fizemos porque não estávamos com a visão focalizada.
Eu já me empolguei facilmente com uma ideia e, passado um tempo, notei que havia esquecido o motivo porque comecei a trabalhar nela. É horrível, mas acontece.
Certa vez eu assisti à palestra de um fotógrafo profissional. Ele mostrou uma imagem que parecia ser uma boa fotografia. No entanto, quando ele mostrou a foto seguinte tirada no mesmo lugar, via-se ser muito mais impactante. Esta segunda foto foi obtida após ele ter parado e pensado em qual era o objetivo que o levara até o local, o propósito porque ele estava ali.
Quando focalizamos as nossas visões, nós nos damos uma direção.
Isto nos possibilita aprender uma dica prática de grande valor para a gestão de pessoas nas empresas.
Pense, por exemplo, na formação ou construção de uma equipe de trabalho. Se em vez de apenas juntarmos pessoas parecidas ou que tenham perfis semelhantes, buscarmos as que tenham a mesma visão em torno dos objetivos, o resultado será muito melhor.
Compreender o propósito da nossa visão e depois traçar um mapa de como atingiremos as metas é e será sempre melhor do que apenas sair fazendo.
Está aí um "pulo do gato" para a vida e o trabalho!

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina