O presidente da Universidade do Futebol (UdoF), João Paulo Medina, comenta que um paradoxo existente no Brasil é o fato de, com alguma frequência, se perceber que a lei existe, porém não é cumprida em sua íntegra. Sendo assim, ele afirma que constituir ou definir os órgãos que tenham autoridade para fazer com que a lei seja cumprida é fundamental. Além disso, observa que a própria categoria, formada por treinadores de futebol e de outras modalidades esportivas, deveria ter mais consciência sobre a importância das regulamentações. "Eles ainda se mostram muito desestruturados e desunidos, apesar dos esforços de alguns treinadores", completa.
Portanto, Medina julga importante ter uma regulamentação específica que procure garantir algumas condições básicas para o exercício da profissão de treinador de futebol. Uma delas seria a exigência de capacitação profissional. "Com este procedimento de obrigatoriedade, se podem obter benefícios que garantam o bom exercício da prática, como também garantias trabalhistas mínimas para os treinadores, hoje inexistentes no Brasil", conclui.
A UdoF é uma instituição fundada há 14 anos para estudar, pesquisar, produzir, divulgar e propor mudanças nas diferentes áreas e setores relacionados ao universo do futebol.(M.O.)