Quando Diego Maeoka começou a trabalhar na área de segurança da informação em Londrina, muitos nem imaginavam a figura desse profissional. Agora, sete anos depois, essa atuação já é tida como promissora e segundo o especialista, vai crescer ainda mais.
"A tendência de mercado hoje é a internet de todas as coisas e ainda não há nenhum nível de segurança para isso", comenta ele, ao explicar que a internet das coisas é o entendimento básico de que todos os equipamentos de uso corporativo ou pessoal, terão um endereço IP (identificação de um dispositivo) para troca de informações, por exemplo.
"Com esses dispositivos na rede, a segurança da informação será fundamental, pois tudo estará interligado e as chances de invasão de dados serão altas. Por isso, acredito que a internet das coisas vai elevar a profissão", afirma.
Maeoka é analista de redes e atua em uma prestadora de serviços de soluções em TI. Ele também dá aulas de Linux e Segurança da Informação no Senai. "No dia a dia, atuo basicamente na prevenção, analisando a vulnerabilidade dos sistemas, isto é, o que pode comprometer o capital intelectual e físico das empresas, mas também na resposta de incidentes", conta.
Ultimamente, os incidentes, de acordo com ele, estão relacionados aos ransomware, vírus que criptografam os arquivos dos usuários.