Curitiba - As vendas do comércio tiveram alta de 5,5% no Paraná em março na comparação com o mesmo período do ano passado. O Estado teve resultado acima da média nacional que ficou em 4,5%. No primeiro trimestre do ano, as vendas do comércio do Paraná tiveram alta de 4,1% e nos últimos 12 meses de 7%. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No comércio varejista ampliado, que inclui as vendas de veículos e material de construção, o Paraná teve crescimento de 7,3%. A economista Ana Silvia Martins Franco, do Núcleo de Macroeconomia e Conjuntura do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), disse que o resultado das vendas do comércio em março é reflexo da geração de empregos no Estado e do bom desempenho do agronegócio, além dos investimentos de novas empresas que estão se instalando no Paraná. ''A supersafra de grãos também aumenta a renda agrícola'', destacou.
Os setores que mais cresceram, em março, no Paraná foram artigos de uso pessoal e doméstico (17,3%), hipermercados e supermercados (8,4%), veículos e motos (13,7%) e artigos farmacêuticos, médicos, perfumaria e cosméticos (7,1%). No País, o comércio teve queda de 0,1% nas vendas em março na comparação com fevereiro. No trimestre, as vendas no Brasil cresceram 3,5% e nos 12 meses terminados em março, o crescimento foi de 6,8%.
Segundo Ana Silvia, em março as vendas tiveram crescimento no Estado também porque, nesta época do ano, o orçamento das famílias estava menos comprometido com despesas com material escolar e matrículas.
Com isso, o consumidor investiu mais em artigos de uso pessoal e doméstico que incluem bicicletas, óculos, artigos de loja de departamento e magazines, bijuterias, artigos de arte e decoração, plantas, flores e até animais. Ela explicou que o crescimento do setor de veículos está relacionado com o fim da redução do IPI que aconteceria no final de março, mas foi prorrogado pelo governo federal. O desempenho do setor de supermercados pode ser explicado pelos gastos maiores com alimentação e com a Páscoa que foi comemorada no final de março. ''Sobrando renda, o consumidor compra produtos diferentes de alimentação'', destacou.
O superintendente da Apras, Valmor Rovaris, disse que a Páscoa influenciou o desempenho de março. Segundo ele, para este ano, o setor espera crescimento de vendas de 8% a 11%. Artigos vendidos em farmácias como perfumaria e cosmésticos também foram beneficiados pela renda maior do trabalhador.
O presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Darci Piana, também destacou o desempenho da agricultura paranaense que está no auge da safra e influenciou as vendas do comércio. Para este ano, ele prevê crescimento de 6% a 7% nas vendas do setor, percentual que pode ser superado, caso não ocorra nenhum problema que influencie a economia nacional. Piana acredita que as obras da Copa do Mundo e a instalação de novas empresas no Estado também podem influenciar o desempenho do comércio.

Imagem ilustrativa da imagem Vendas do comércio crescem 5,5% no Paraná em março