Loja do Super Muffato na JK, onde antes funcionava o Mercadorama, será a 11ª do grupo em Londrina: investimento de R$ 7 milhões e aposta no autoatendimento
Loja do Super Muffato na JK, onde antes funcionava o Mercadorama, será a 11ª do grupo em Londrina: investimento de R$ 7 milhões e aposta no autoatendimento | Foto: Ricardo Chicarelli



Esta semana duas redes varejistas abrem novas unidades em Londrina com a geração de 780 vagas de empregos diretos e indiretos. O Grupo Muffato inaugura nesta quarta-feira (20) sua 11ª loja na cidade, na Avenida Juscelino Kubitschek (região central), onde antes funcionava o Mercadorama. E a Assaí Atacadista abrirá na avenida Saul Elkind (região Norte), próxima ao Cemitério da Saudade, no espaço do antigo Maxxiatacado.

Com investimento de R$ 7 milhões, a nova loja do Grupo Muffato aposta na agilidade no atendimento. A unidade terá quatro autocaixas para aquele cliente que tem pressa. O serviço já está disponível nas lojas do Aurora Shopping e avenida Madre Leonia Milito.

De acordo com o grupo, os autocaixas reduzem em 20% o atendimento em horário de pico. "A estruturação física da loja foi pensada para dar visibilidade ao cliente. É uma loja fácil e rápida de fazer compras", afirmou Noroli Nascimento, superintendente do Grupo Muffato.

Foram abertas 230 vagas de emprego diretos e mais 50 indiretos. "O grupo investe a sua rentabilidade na região. Somos o maior empregador da região, com mais de 4.500 funcionários diretos e mais de 1.500 empregos indiretos", disse Nascimento.

O Super Muffato da JK tem um layout moderno, com gôndulas compactas e corredores mais largos para facilitar a circulação. A loja não terá setor de eletroeletrônicos. São mais de 20 mil itens à venda, em uma área de 2.200 metros quadrados, 600 rótulos de vinhos e 400 de cervejas especiais, itens importados e um cantinho especial para produtos de comida oriental.

Também terá um setor saudável, com produtos de restrições alimentares, suplementos e orgânicos. "Temos que surpreender o cliente com produtos de qualidade e frescor. A padaria e confeitaria terão sempre produtos preparados no dia. Hortifruti oferece novidades", afirmou o superintendente.

INVESTIMENTOS
De acordo com Nascimento, a crise econômica não afetou o grupo, que está inaugurando quatro lojas este ano em Birigui (SP), Maringá, São José dos Pinhais e Londrina. E repaginando outras três em Maringá, Ibiporã e Presidente Prudente (SP).

"Estamos sempre buscando alternativas para surpreender o cliente. Hoje, ele não é mais fidelizado. O cliente busca oferta e atendimento. O Muffato trabalha forte na importação de produtos diferenciados e é um grupo familiar e jovem que está apostando em novas tecnologias pensando no cliente", comentou.
A empresa não fala em volume total de investimento. Com a nova loja da JK, o grupo soma 11 supermercados em Londrina e mais duas unidades em Ibiporã e Cambé.

EXPANSÃO
A rede Assaí também vem intensificando seus investimentos em 2017. A loja da zona norte é a sexta que a empresa inaugura este ano e a previsão é fechar 2017 com 20 novas unidads. Este deverá ser o ano em que o Assaí mais abrirá lojas na sua história.

A nova unidade de Londrina abre na sexta-feira (22) e possui mais de 8.000 metros quadrados de área construída, 3.200 m² são de área de vendas, e deverá gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos. A loja segue o formato adotado desde 2012, mas com um aumento da área de estocagem, com a elevação do pé direito e metragem das unidades fazendo com que os produtos possam ser armazenados no ponto de venda ao mesmo tempo em que facilita a operação de reposição e giro dos estoques. As fachadas das novas lojas são de vidro e permitem a entrada de luz natural.

De acordo com o presidente do Assaí Atacadista, Belmiro Gomes, a escolha de Londrina para receber investimentos é em função do perfil da região. "Possui o perfil de públicos que o Assaí busca quando estuda instalar uma loja: região com grande concentração de pequenos e médios comerciantes, e famílias que buscam economizar nas compras em grande volume", afirmou Belmiro Gomes, presidente do Assaí Atacadista.

A rede teve crescimento de 28,8% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado e possui 113 lojas em 16 estados do País, sendo que três ficam no Paraná (duas em Londrina e uma em Maringá). Negócio de atacado do grupo GPA, a rede inaugurou outras 13 unidades no Brasil em 2016 e encerrou o ano com vendas brutas de R$ 15,7 bilhões, expansão de 39,2% em relação ao ano anterior. A Assaí opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço.