As aulas da universidade no campus em Londrina, localizado na zona leste, devem começar em março com a oferta de 14 cursos
As aulas da universidade no campus em Londrina, localizado na zona leste, devem começar em março com a oferta de 14 cursos | Foto: Anderson Coelho



Ainda neste ano, o Centro Universitário Cesumar (UniCesumar), de Maringá, deve iniciar a construção de um novo campus presencial em Arapongas. Em três anos, a instituição de Ensino Superior também deve deixar de atuar exclusivamente no Paraná e partir para outros Estados – em 2020, a universidade quer investir em um campus em Campo Grande (MS). As ações fazem parte do plano de expansão da UniCesumar, sobre a qual fala à FOLHA o reitor da instituição, Wilson de Matos Silva. Segundo ele, o plano de expansão começou há quatro anos, e um dos primeiros passos foi a construção do campus presencial em Curitiba, cujas atividades iniciaram em 2016.

Novos campi presenciais também estão em fase de finalização em Ponta Grossa e em Londrina. As aulas começam em março. Para o empreendimento em Arapongas, a universidade está em busca de terreno para aquisição. Silva também destaca o investimento de R$ 20 milhões em mais 70 polos de Ensino a Distância (EAD), somando 130 em 20 estados do País. Ainda em 2017, o UniCesumar pretende implantar mais 150 polos de EAD, atingindo "todas as capitais brasileiras e cidades com mais de 300 mil habitantes"´, descreve Silva.

Os investimentos da universidade nesse plano de expansão totalizam R$ 180 milhões até 2018, com cerca de 80% de recursos próprios. O restante vem do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). "Viemos trabalhando em um programa de crescimento há um bom tempo", afirma o reitor, justificando a disponibilidade de recursos para o plano de expansão. De acordo com ele, a instituição vem crescendo 20% a 30% ano a ano desde que foi fundada, em 1990.

Hoje, a universidade tem mais de 90 mil alunos e deseja chegar à marca de 110 mil em 2018 e de 160 mil em 2020. Para chegar a esse patamar, Silva aposta, principalmente, nos polos de EAD. "O alcance é maior, a velocidade é maior e o investimento é muito menor que em um campus presencial."

"Este ano, em que pese a crise, continuamos investindo, não desanimamos. Acreditamos no Brasil e na importância de uma educação de qualidade para o nosso País", destaca ele ainda.

Expansão
Sobre a escolha de Arapongas para o novo campus da UniCesumar, Silva lembra que o município da Região Metropolitana de Londrina possui apenas uma instituição de Ensino Superior privada. O ano de 2020 deverá marcar a expansão do UniCesumar para outros estados com campi presenciais. Campo Grande foi a aposta da universidade devido ao polo de EAD presente na cidade, já bem consolidado, afirma o reitor. "Também já estamos fazendo levantamento em Joinville, Blumenau e Florianópolis. Vamos concentrar um pouco mais o presencial no Sul no Brasil pelo desenvolvimento da Região, poder aquisitivo e valorização da educação de qualidade."

Londrina
As aulas do UniCesumar em Londrina devem começar em março com a oferta de 14 cursos. Ao mesmo tempo, a instituição pleiteia com a prefeitura um terreno em frente à universidade para a expansão do campus, localizado na zona leste. Em contrapartida, está sendo estudada a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pela instituição de ensino na cidade naquela região.