Um a cada três paranaenses, ou 34,5%, pretende aproveitar a Black Friday para comprar mais, conforme sondagem da Fecomércio-PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) divulgada nesta terça-feira, 21. No entanto, a pesquisa revela que os consumidores estão bastante cautelosos em relação aos tão propalados grandes descontos e que a maioria, 60,2%, não vê vantagens reais nesse tipo de campanha.

A Black Friday, que será nesta sexta-feira, 24, deve trazer um ânimo adicional para o varejo. O órgão aponta que a realidade atual da economia brasileira, combinada com as perspectivas futuras, tende a permitir o início de uma recuperação gradual e sequencial nas vendas.

O crescimento do consumo das famílias no 2º trimestre de 2017, após nove trimestres consecutivos de queda, indica uma inversão de tendência, especialmente neste último trimestre do ano, mais aquecido do que os anteriores. A Fecomércio-PR cita como fatores adicionais a liberação dos saldos do PIS/PASEP, disponibilização dos lotes de restituição do imposto de renda, 13º salário, Black Friday, Natal e festas de fim de ano.

De acordo com o diretor da Fecomércio-PR, Rodrigo Rosalem, os paranaenses estão bastante atentos aos preços. "Os consumidores só irão comprar nesta sexta-feira se identificarem descontos realmente vantajosos, o que deve ser observado com atenção pelos comerciantes", afirma.