Brasília - O Tesouro Direto lançou nesta segunda-feira, 18, uma campanha focada em educação financeira e vai disponibilizar um simulador para quem deseja investir em títulos públicos por meio do programa. A ferramenta vai permitir que todos façam simulações e descubram o rendimento que obterão a partir de uma aplicação mensal, ou ainda qual é o aporte necessário para obter o retorno desejado. A campanha inclui também a abertura de 8 mil vagas no curso sobre o Tesouro Direto, metade delas ainda neste mês.

A campanha "Transformação pelo conhecimento" visa a "difundir o conhecimento para que o investidor possa tomar uma decisão racional e independente com base em seu perfil, desejos e possibilidades", afirma o Tesouro Nacional em nota.

O simulador estará disponível no site do programa Tesouro Direto a partir de quinta-feira, 21. Para quem não sabe em qual título investir, a ferramenta vai indicar o melhor papel para aplicar com base em poucas perguntas. Escolhido o título, o investidor poderá fazer dois tipos de simulação: fixando os aportes mensais para descobrir quanto receberá no fim de um certo período, ou traçando a meta de quanto gostaria de resgatar em determinado momento do futuro para saber o valor que precisa aplicar mês a mês até chegar lá.