O ano de 2011 fe­chou com um re­cor­de de ven­das de smart­pho­nes em to­do Bra­sil: cer­ca de 9 mi­lhões de no­vos apa­re­lhos, se­gun­do pes­qui­sa da In­ter­na­cio­nal Da­ta Cor­po­ra­tion (IDC), pro­ve­do­ra glo­bal de in­te­li­gên­cia de mer­ca­do, ser­vi­ços de con­sul­to­ria e even­tos pa­ra as in­dús­trias de tec­no­lo­gia da in­for­ma­ção e te­le­co­mu­ni­ca­ções. Es­se nú­me­ro re­pre­sen­tou um cres­ci­men­to de 84% com re­la­ção ao ano an­te­rior, quan­do fo­ram co­mer­cia­li­za­dos 4,8 mi­lhões de ce­lu­la­res in­te­li­gen­tes, pas­san­do a sig­ni­fi­car 14% de to­do mer­ca­do.
  So­men­te no 1º tri­mes­tre de 2012, ­mais de 2,8 mi­lhões de uni­da­des já fo­ram ven­di­das. O ­mais es­pan­to­so ou me­lhor – de­pen­den­do do pon­to de vis­ta – es­tá por vir. A ex­pec­ta­ti­va da IDC, re­sul­ta­do de pes­qui­sas jun­to a fa­bri­can­tes, é que até o fi­nal do ano cer­ca de 15 mi­lhões de no­vos ce­lu­la­res in­te­li­gen­tes es­te­jam nas ­mãos dos bra­si­lei­ros, um acrés­ci­mo de 66%, re­pre­sen­tan­do 24% do mer­ca­do na­cio­nal de apa­re­lhos. O cres­ci­men­to ver­ti­gi­no­so, de acor­do com a pro­ve­do­ra, se dá, so­bre­tu­do, pe­la am­plia­ção de op­ções de apa­re­lhos e pre­ços ­mais aces­sí­veis.
  E co­mo têm fun­ções de com­pu­ta­dor, os smart­pho­nes re­que­rem a mes­ma aten­ção nos cui­da­dos do mes­mo. Se­gun­do Adria­no de Oli­vei­ra, ge­ren­te téc­ni­co da Com­pus­ystem, de Lon­dri­na, o sis­te­ma An­droid é o ­mais uti­li­za­do, re­pre­sen­tan­do 60% do uni­ver­so. Ao mes­mo tem­po, é o ­mais vi­sa­do e vul­ne­rá­vel a ví­rus e in­va­sões de hac­kers. ‘‘Uma pes­qui­sa re­cen­te di­vul­ga­da pe­lo Cen­tro Ju­ni­per Net­works apon­tou que hou­ve um cres­ci­men­to re­cor­de de 155%, de 2010 pa­ra 2011, nos ata­ques aos apa­re­lhos, sen­do qua­se me­ta­de so­men­te na­que­les com sis­te­ma ­Android’’, res­sal­tou. ‘‘Al­gu­mas me­di­das são fun­da­men­tais pa­ra man­ter ­seus da­dos in­tac­tos, ­tais co­mo se­nha obri­ga­tó­ria pa­ra en­trar no sis­te­ma, ati­va­ção de lei­tor de di­gi­tal, atua­li­za­ções dos pro­gra­mas, ins­ta­la­ção de apli­ca­ti­vos di­re­ta­men­te do si­te do for­ne­ce­dor, bac­kups dos ar­qui­vos e da­dos, an­ti­ví­rus e lo­ca­li­za­dor do apa­re­lho por ­GPS’’, enu­me­rou o ge­ren­te.

● O Brasil já ocupa o 10º lugar no ranking mundial de smartphones; para 2016 estima-se que atinja a 4ªcolocação. Os Estados Unidos ocupam a primeira posição, com 105 milhões de aparelhos inteligentes

● Para garantir mais segurança na utilização do aparelho, além da senha para acessar as informações, o registro para bloqueio dos dados a distância é uma boa dica


O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.