A Sercomtel Celular lançou ontem o sistema de mensagens de texto (SMS) gratuitas para clientes, com possibilidade de contatar telefones de qualquer operadora de todo o País. Em troca pelo serviço chamado freakon, o assinante da companhia londrinense recebe uma mensagem de patrocinadores, para custear a ligação. O SMS grátis está disponível desde ontem e faz parte do pacote de medidas criadas pela nova diretoria da empresa para obter receita e reduzir os prejuízos neste ano.
Para mandar uma mensagem de texto sem custo, basta que o cliente Sercomtel disque *999, o número 0 acompanhado do DDD e o número desejado. Depois de digitar e enviar a mensagem, o cliente receberá automaticamente um SMS ou um MMS (texto com multimídia) do patrocinador. O destinatário da mensagem do assinante da empresa londrinense verá apenas os textos enviado a ele.
Não é preciso se cadastrar para contar com o serviço. O assinante poderá enviar duas mensagens gratuitas ao dia, número que pode ser ampliado de acordo com as características das campanhas ativas em cada período. O freakon está disponível para os 80 mil clientes dos planos pré e pós-pago.
A Sercomtel receberá o valor da tarifa normal, por meio do patrocínio publicitário. O presidente da companhia, Kentaro Takahara, afirma que a receita pode parecer pequena, mas permite fidelizar e atrair novos assinantes. ''O sistema traz benefícios para o cliente Sercomtel e permite mais tráfego nas linhas e recursos para a empresa.''
Inovação
Criado em parceria com o Grupo Wertt, o freakon é conhecido pelo cliente Sercomtel desde 2010, quando foi lançado um serviço semelhante ao de SMS, mas para ligações gratuitas de até um minuto. No caso, a publicidade era ouvida por mensagem de voz.
O presidente da Wertt, Jean-Marc Schiffler, explica que as agências de propaganda contarão com segmentação de público para poder escolher para quem se destinará a publicidade por SMS. Por exemplo, diz que será possível optar por faixas etárias de cinco em cinco anos, pelo CEP do cliente ou mesmo pelo horário em que serão usadas. ''O dono de um restaurante pode preferir que as mensagens com publicidades dele sejam sempre às 11h30.''
Com penetração do serviço auditada pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), Schiffler começou desde ontem a buscar anunciantes. Até conseguir propostas, o freakon por SMS será bancado pelas duas empresas parceiras. Porém, ele acredita que a resposta deve ser rápida. ''Duas mensagens ao dia pode parecer pouco, mas números nacionais apontam que um cliente pré-pago no Brasil usa 18 SMSs ao mês, em média'', diz.
O serviço é disponível hoje apenas para clientes Sercomtel em todo o mundo. Pelo custo do serviço de telefonia no Brasil, Schiffler considera viável expandir o sistema de troca de SMS por publicidade. ''As médias de clientes pré-pagos são de R$ 15 a R$ 20 ao mês, ou 122 minutos, então se ele tiver a chance de usar mais tempo ou mensagens de graça, ele vai usar'', afirma.