Enfim, os óculos de realidade virtual da Samsung, o Gear VR, começam a ser vendido no mercado brasileiro. A Samsung anunciou esta semana a novidade como uma opção para o presente de Natal dos apreciadores de tecnologia. Esta é a primeira versão do produto disponível ao consumidor final, compatível com os smartphones Galaxy Note 5, Galaxy S6 Edge+, S6 e S6 Edge, que possuem display Super Amoled. O Gear VR foi concebido em parceria com a empresa Oculus, criadora do Oculus VR.
Os óculos da Samsung, segundo a fabricante, são 19% mais leves que sua versão anterior, o Gear VR Innovator Edition. Tem forro em espuma, são mais confortáveis e se adaptam mais facilmente ao rosto. Um touchpad permite selecionar conteúdos presentes no portifólio do device, como filmes, games, vídeos de 360 graus e conteúdos experimentais.
A proposta é proporcionar ao usuário uma experiência cinematográfica imersiva. O dispositivo conta com mais de 150 conteúdos exclusivos como o Cirque du Soleil, filmes da DreamWorks, Netflix, entre outros.
"Nossa ideia é provocar os consumidores, mostrar que o VR é uma ferramenta de diversão, aprendizado e acesso a conteúdos antes inacessíveis ao público em geral. Por isso a Samsung uniu inovação, tecnologia e design modernos a um preço muito competitivo. Agora, a realidade virtual pode fazer parte das casas dos consumidores", disse Roberto Soboll, Diretor Senior de Produtos da divisão de Dispositivos Móveis da Samsung Brasil em nota enviada pela assessoria de imprensa.
Na nota, Soboll afirmou ainda que a Samsung investe cerca de US$ 14,6 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, e que o Gear VR é uma iniciativa da fabricante para revolucionar o mercado. O equipamento pesa 318g, tem acelerômetro, giroscópio e sensor de proximidade, campo de visão de 96 graus e se conecta com o smartphone via cabo microUSB. O produto estará disponível nas Samsung Stores pelo preço sugerido de R$ 799.