São Paulo - A relação entre os preços do etanol e os da gasolina passou de 69,57% para 69,12% entre a terceira e a quarta semanas de dezembro, informou ontem a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Rafael Costa Lima, destaca que a relação está muito próxima da marca de 70%. "A comparação agora deve ser posto a posto. O etanol na ponta (pesquisa semanal) está subindo e o movimento deve persistir", disse. Na comparação mensal, a relação passou de 66,52% em novembro para 69,80% em dezembro.
Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol é de 70% do poder dos motores a gasolina. Entre 70% e 70,50%, é considerada indiferente a utilização de gasolina ou etanol no tanque.
Dentro do IPC, os preços do etanol subiram 4,14%, enquanto os da gasolina subiram 0,37%, em dezembro. "O quadro está menos favorável para o etanol, que tem sazonalidade de alta no final do ano", afirmou o coordenador. Contudo, o quadro pode mudar. "Este ano devemos ter reajuste do preço da gasolina, e aí o etanol pode ficar mais favorável. Agora estamos próximos do limite na relação. Desde maio, o etanol vinha favorável, mas agora já em direção a 70%", explicou.