Rio de Janeiro - A Basf vai plantar cerca de 7 mil árvores para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa oriundas do desfile de Carnaval deste ano da escola de samba do Rio de Janeiro Unidos de Vila Isabel. A maior parte, 6.668 mudas, será plantada na Fazenda Santa Irene, em Bebedouro (SP), propriedade cooperada da Coopercitrus e que pertence à Fundação Abílio Alvez Marques. O restante será cultivado nas propriedades de agricultores convidados para participar do Carnaval 2013. O volume de plantas equivale a 4,2 hectares ou quatro campos de futebol. O plantio começa em outubro e envolve 80 espécies diferentes do bioma Mata Atlântica.
Este ano, a Basf patrocinou o desfile da Vila Isabel, cujo enredo foi uma homenagem ao agricultor brasileiro. A escola foi a campeã do Carnaval do Rio. Em janeiro, a Basf e a Vila Isabel, em parceria com a Fundação Espaço Eco (FEE), anunciaram que neutralizariam as emissões de gases de efeito estufa de toda a cadeia de produção do desfile da escola de samba. Foram analisadas informações sobre a produção de fantasias, carros alegóricos, atividades nos barracões, incluindo transporte dos carros alegóricos e integrantes da escola entre a Marques de Sapucaí, Cidade do Samba e alguns pontos da cidade. "A Vila Isabel mensurou toda a cadeia, tudo que consumia e como gastava. Isso foi fundamental", destacou Eduardo Leduc, vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da Basf para a América Latina.
Depois de quatro meses analisando os dados, FEE e Basf concluíram que foram emitidas 1.054,74 toneladas de Dióxido de Carbono durante o período de preparação para o evento e durante o mesmo. O volume equivale às emissões de um caminhão de 14 toneladas dando cerca de 20 voltas na Terra ou ainda realizando 930 viagens de idade e volta entre São Paulo e Rio de Janeiro. "Tudo tem uma emissão. No Carnaval medimos toda a logística, desde onde a matéria-prima para a confecção da fantasia foi comprada e como ela chegou até o barracão", exemplificou Roberto Araújo, diretor presidente da FEE, lembrando que muitos dos materiais vieram da China.
O objetivo do estudo, segundo ele, é analisar essas emissões e pensar de que forma esse volume pode ser reduzido, como substituir os locais onde se compram as matéria-primas e trocar diesel por biodiesel no veículos usados para transporte. "É possível levar a metodologia aplicada no estudo para todo o Carnaval do Rio", frisa ele. "Tem que ter dedicação. O importante é levar esse exemplo para toda a comunidade", reforçou Leduc.

Comunidade
A atuação da FEE ainda se estenderá para toda a comunidade de Vila Isabel, que será contemplada com ações de educação ambiental. No primeiro semestre de 2014, uma escola pública do entorno deverá receber o projeto Escola Ecoeficiente, gerenciado pela FEE. O programa deverá trabalhar conceitos de ecoeficiência e disseminá-los nas residências dos alunos, utilizando-se de teorias e práticas pedagógicas. O presidente da Vila Isabel, Wilson Alves, acredita que toda a ação deverá despertar na comunidade o interesse por questões ligadas à sustentabilidade.

A jornalista viajou ao Rio a convite da Basf.