Rio de Janeiro - A produção industrial brasileira caiu 0,6% em novembro na comparação com outubro e 1% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com a retração, as quedas acumuladas já chegam a 2,6% neste ano e 2,5% nos últimos 12 meses.
O resultado do mês marca uma nova interrupção da retomada na indústria. No mês anterior, houve recuperação após o recuo de setembro.
Os números de outubro, contudo, foram revisados pelo IBGE de uma alta de 0,9% para 0,1% na comparação mensal. O avanço em relação ao ano anterior, que havia sido o primeiro nesta comparação em 13 meses, foi ajustado para cima, de 2,3% para 2,5%.
A retração em novembro foi puxada pelos segmentos de bens de capital (-1,1%) e intermediários (-1%). Já a produção de bens de consumo, que tem peso de 10% no total da pesquisa, ficou estável.
Dos 27 setores pesquisados, 16 tiveram desempenho negativo, com destaque para a indústria extrativa (-6,7%) e de veículos automotores (-2,8%). Outras contribuições negativas foram metalurgia básica (-3,3%), equipamentos de instrumentação hospitalar (-10,7%), material eletrônico, aparelhos de comunicações (-7%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,9%).