Rio - A produção industrial caiu 0,2% no mês de novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ontem. O resultado veio melhor do que as expectativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que estimaram uma queda entre 0,60% e 1,50%, com mediana negativa de 1,00%.
Na comparação com novembro de 2012, a produção subiu 0,4%. Nesta comparação, as estimativas foram de queda de 0,20% a 1,90%, o que gerou também mediana negativa de 1,00%. Em 2013, a produção da indústria acumula alta de 1,4% até novembro. E, em 12 meses, a alta é de 1,1%.
A produção de bens de capital também registrou queda em novembro em relação a outubro. O recuo foi de 2,6%. Na comparação com novembro de 2012, houve aumento de 9,6%. No acumulado do ano, a produção de bens de capital cresceu 14,2%. Nos últimos 12 meses, a variação foi de 11,6%.

Análise
Apesar da queda de 0,2% na produção industrial no mês de novembro sobre outubro, o resultado da indústria em novembro não teve perfil predominantemente negativo, segundo André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE. "O que chama atenção no resultado de novembro especificamente é que a diminuição de ritmo teve caráter concentrado", disse.
Apenas a categoria de bens de capital registrou retração no período, apontou o pesquisador. Essa categoria teve queda de 2,6%, afetada pela redução na produção de caminhões e de máquinas agrícolas. No entanto, Macedo pondera que a informação de novembro para a categoria ainda é pontual e pode ter ligação com uma base de comparação elevada. "Em bens de capital, foram três meses de resultados positivos em sequência. De agosto a outubro, a categoria acumulou alta de 6,3%", explicou.
A produção de bens intermediários avançou 1,2% em novembro ante outubro, o quarto resultado positivo consecutivo, acumulando um ganho de 2,5% de agosto a novembro. Os bens intermediários respondem por 55% da produção industrial nacional.
"Os bens intermediários têm impacto positivo. Chama atenção não só a magnitude (de alta na produção), mas também o fato de ter uma sequência de quatro meses de expansão. Para um segmento da importância que bens intermediários têm para o total da indústria, chama atenção esse comportamento predominantemente positivo", acrescentou Macedo.
Os setores de bens de consumo duráveis e de bens de consumo semi e não duráveis tiveram, cada um, aumento de 0,3% na produção em novembro ante outubro.

Imagem ilustrativa da imagem Produção industrial caiu 0,2% em novembro