VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Economia

Potencial de inovação para o setor agrícola

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Gustavo Carneiro
Gustavo Carneiro - Biodrop libera cápsulas com inimigos naturais de pragas de culturas como a da cana
Biodrop libera cápsulas com inimigos naturais de pragas de culturas como a da cana


A Intuel (Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina apresentou nesta quinta-feira (10) tecnologias com potencial inovador para o setor agrícola na 1ª Mostra Tecnológica da Vertical Agro. Trata-se da primeira ação realizada pela Vertical, que reúne empresas com soluções inovadoras para a agricultura.
PUBLICIDADE

Leia Mais:
IBGE eleva projeção da safra; no Paraná, pode haver quebra

O objetivo principal, segundo Tatiana Fiuza, gerente da Intuel, foi aproximar potenciais clientes das empresas incubadas. A Mostra ocorre justo em um momento em que as empresas da Vertical Agro estão com seus produtos testados e validados, e começando a entrar no mercado. "A proposta foi colocar a tecnologia à mostra para que as pessoas pudessem ver como funciona", continua.

Os visitantes puderam ver no local, por exemplo, a solução da incubada Agribela contra pragas agrícolas – uma cápsula que libera inimigos naturais das pragas de culturas como a cana-de-açúcar, o Biodrop. As cápsulas são liberadas no campo por meio de drones. Outro produto da empresa é uma estação meteorológica portátil, pequena e fácil de ser deslocada. O equipamento também conta com um pluviômetro – alvo de patente pela Agribela - que oferece 10 vezes mais precisão que os demais disponíveis no mercado.

A Rhizotec, empresa vinculada ao núcleo de pesquisa em desenvolvimento e uso de biofertilizantes da UEL, também teve a oportunidade de demonstrar com mais clareza os benefícios de sua tecnologia, um inoculante que utiliza micro-organismos para a a nutrição da planta. A tecnologia, segundo explica Carlo André Vienner, um dos sócio-proprietários da Rhizotec, reduz o uso de fertilizantes químicos. "Trabalhamos na diversificação das culturas e na seleção de micro-organismos. O veículo (dos micro-organismos) também é um meio melhorado." O inoculante está em fase de pedido de registro pelo Ministério da Agricultura.

EXPECTATIVA
Da Mostra, a gerente e as empresas incubadas esperam que surjam bons negócios. "É sempre importante esse tipo de evento, é uma forma de conseguir contatos com pessoas do segmento. Conseguimos conversar, trocar bastante cartões e pode ser que surjam acordos de negócios", afirma Vienner, da Rhizotec. A Agribela, que já tem contratos de serviços de liberação do Biodrop fechados e estações meteorológicas vendidas, tem a chance de conseguir mais clientes. "Tivemos vários interessados e estivemos em vias de vender uma estação meteorológica", diz a fundadora e diretora, Gabriela Vieira Silva.
Mie Francine Chiba
Reportagem Local
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO

Guardiãs de ativos

Centrais depositárias representam segurança para quem compra papel, seja em banco ou corretora

IBGE eleva projeção da safra; no Paraná, pode haver quebra

Nova estimativa, de 242,1 milhões de toneladas, supera em 0,7% a anterior, divulgada em junho

Brasil investe menos de 0,30% do PIB em estradas

No período de 2004 a 2016, maior investimento correspondeu a 0,26% do Produto Interno Bruto

CONSULTORIA EMPRESARIAL

Reforma trabalhista representa evolução para o empresário

Mercado financeiro

Incertezas com meta fiscal derrubam a Bolsa e dólar sobe

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados
HOSPEDADO POR
Hospedado por Mandic