Biodrop libera cápsulas com inimigos naturais de pragas de culturas como a da cana
Biodrop libera cápsulas com inimigos naturais de pragas de culturas como a da cana | Foto: Gustavo Carneiro



A Intuel (Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina apresentou nesta quinta-feira (10) tecnologias com potencial inovador para o setor agrícola na 1ª Mostra Tecnológica da Vertical Agro. Trata-se da primeira ação realizada pela Vertical, que reúne empresas com soluções inovadoras para a agricultura.

Leia Mais:
IBGE eleva projeção da safra; no Paraná, pode haver quebra

O objetivo principal, segundo Tatiana Fiuza, gerente da Intuel, foi aproximar potenciais clientes das empresas incubadas. A Mostra ocorre justo em um momento em que as empresas da Vertical Agro estão com seus produtos testados e validados, e começando a entrar no mercado. "A proposta foi colocar a tecnologia à mostra para que as pessoas pudessem ver como funciona", continua.

Os visitantes puderam ver no local, por exemplo, a solução da incubada Agribela contra pragas agrícolas – uma cápsula que libera inimigos naturais das pragas de culturas como a cana-de-açúcar, o Biodrop. As cápsulas são liberadas no campo por meio de drones. Outro produto da empresa é uma estação meteorológica portátil, pequena e fácil de ser deslocada. O equipamento também conta com um pluviômetro – alvo de patente pela Agribela - que oferece 10 vezes mais precisão que os demais disponíveis no mercado.

A Rhizotec, empresa vinculada ao núcleo de pesquisa em desenvolvimento e uso de biofertilizantes da UEL, também teve a oportunidade de demonstrar com mais clareza os benefícios de sua tecnologia, um inoculante que utiliza micro-organismos para a a nutrição da planta. A tecnologia, segundo explica Carlo André Vienner, um dos sócio-proprietários da Rhizotec, reduz o uso de fertilizantes químicos. "Trabalhamos na diversificação das culturas e na seleção de micro-organismos. O veículo (dos micro-organismos) também é um meio melhorado." O inoculante está em fase de pedido de registro pelo Ministério da Agricultura.

EXPECTATIVA
Da Mostra, a gerente e as empresas incubadas esperam que surjam bons negócios. "É sempre importante esse tipo de evento, é uma forma de conseguir contatos com pessoas do segmento. Conseguimos conversar, trocar bastante cartões e pode ser que surjam acordos de negócios", afirma Vienner, da Rhizotec. A Agribela, que já tem contratos de serviços de liberação do Biodrop fechados e estações meteorológicas vendidas, tem a chance de conseguir mais clientes. "Tivemos vários interessados e estivemos em vias de vender uma estação meteorológica", diz a fundadora e diretora, Gabriela Vieira Silva.