O patrimônio cultural como vetor do desenvolvimento regional é o que defende o professor Leandro Henrique Magalhães, da UniFil (Centro Universitário Filadélfia). Um exemplo é o Cadeião, que após ser revitalizado, ajudou a valorizar a região da rua Sergipe. "O Cadeião é um exemplo de bem cultural em Londrina que marca muito bem a nossa identidade, aquilo que somos. Foi um elemento importantíssimo para a revitalização da rua Sergipe, para o comércio local. O patrimônio é um elemento que ajuda a revitalizar o comércio, ajuda a trazer motivação econômica."

Na opinião do professor, Londrina é uma cidade privilegiada por contar com estrutura de proteção do patrimônio. "Temos aqui uma estrutura de patrimônio bem organizada. Temos uma diretoria de patrimônio, uma lei de patrimônio, conselho de patrimônio, associação dos museus, bens culturais interessantes que têm que ser potencializados. Temos tudo que precisamos. O que falta é pegar isso tudo que temos e trabalhar com ele."

Para Magalhães, é preciso articulação do poder público e da sociedade para promover ações que explorem a potencialidade do patrimônio de Londrina. "Nosso Centro Histórico, por exemplo, tem um potencial tremendo. Ele é bonito, bem organizado, bem cuidado. Precisamos ocupar de forma criativa e efetiva aquele espaço, protegê-lo. Não dá para passear com as crianças no centro histórico às 18h, 19h, quando está tudo fechado, escuro, não acontece nada. Tem que ter âncoras, tem que ter coisas acontecendo lá, feiras. O comércio tem que estar aberto." (M.F.C.)

CONTINUE LENDO:
- Hospital Inteligente só a partir de 2019, diz Codel