A crise econômica nacional tem gerado situações nunca antes vistas no cenário imobiliário de Londrina. É o que afirma o corretor Marcelo Souza Marin, que há 10 anos no mercado, garante que este é o período mais conturbado economicamente enfrentado no setor até agora. "Já vivenciei algumas situações que refletiram em retração nas vendas e nas locações, mas dessa maneira é a primeira vez", diz.

Um imóvel comercial, considerado patrimônio histórico em Londrina, comprova a conturbada situação enfrentada pelo setor. Localizado na área central, na Alameda Manoel Ribas, e próximo de importantes pontos de referências do município, como o Bosque e a Catedral, o espaço está desocupado há meses. Segundo o corretor, esta é uma situação inédita, haja vista que, em outros períodos, o imóvel era disputado entre os locatários. "Este imóvel nunca ficou desocupado. Era o tipo de prédio que a gente não precisava nem colocar placa porque sempre tinham pessoas interessadas. Realmente é uma situação preocupante", afirma Marin.

De acordo com ele, não são só os imóveis comerciais na área central que estão desocupados dada a baixa procura. Em diversas outras regiões onde o comércio é forte, como rua Sergipe, avenidas Saul Elkind e Higienópolis, também registram baixa procura. "Em algumas ruas onde antes era difícil os comerciantes encontrarem espaço para locação, hoje é comum notarmos vários imóveis desocupados há meses".

O diretor de lançamentos do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi) em Londrina, Marcos Moura, reconhece o reflexo negativo da transição econômica no mercado imobiliário. No entanto, para ele, o setor continua consideravelmente "seguro". "Hoje em Londrina nós temos algumas ruas com dificuldades em locação, principalmente em imóveis comerciais onde registramos um recuo considerável, mas ainda que exista alguma dificuldade no cenário nacional ou até possível situação de crise, o mercado imobiliário continua sendo seguro. É um dos poucos setores onde a situação não gera uma liquidez imediata".