Fazenda vai discutir proposta de Estados para dívida na quinta-feira
O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) afirmou que está prevista para amanhã uma discussão preliminar sobre a proposta de renegociação das dívidas dos Estados com a União. Haverá uma reunião com os secretários estaduais de Fazenda e, posteriormente, um encontro com os governadores. "Prosseguiremos, a partir daí, para a confecção da nossa proposta final aos Estados. Evidentemente, não só equacionando a questão atual, mas também visando evitar que existam problemas futuros iguais a esse", afirmou Meirelles ontem. A proposta entregue pelos secretários prevê que os Estados fiquem dois anos sem pagar as prestações das suas dívidas. Inicialmente, o governo ofereceu um desconto de 40% na prestação por 24 meses. (Folhapress)

Taxa média do cheque especial fica em 13,37% em junho, diz Procon
A taxa média para o cheque especial chegou a 13,37% ao mês em junho, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Procon de São Paulo. Os juros são 0,19 ponto percentual maiores do que em maio, quando foi registrada uma média de 13,18% ao mês. As informações são da Agência Brasil.
Dos sete bancos pesquisados, quatro elevaram as taxas do cheque especial. O Banco Safra subiu os juros de 12% ao mês em maio para 12,6% em junho; o Itaú, de 12,61% para 12,95%; o Bradesco, de 12,63% para 12,89%; e o Banco do Brasil, de 12,3% para 12,4%. Apesar de não ter reajustado os valores cobrados, o Santander tem a maior taxa para essa modalidade de crédito (15,49%). Em relação ao empréstimo pessoal, a taxa média se manteve em 6,48% ao mês. (Folhapress)