Repar deve voltar a produzir nos próximos dias
A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, disse ontem que a Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, no Paraná, ainda não voltou a operar, mas deve tornar a produzir combustíveis "nos próximos dias". Magda confirmou que houve aumento de importação de diesel por conta da parada de produção da refinaria, que sofreu um incêndio no último dia 28 de novembro. A diretora, no entanto, não soube dizer o volume de importação. A ANP já tinha anunciado, anteriormente, que a unidade deve voltar a produzir com dois terços da capacidade total, de 200 mil barris por dia. (Agência Estado)

Mais de 16 milhões de brasileiros farão compras na última hora
O jeitinho brasileiro de deixar tudo para a última hora deve prevalecer mais uma vez neste Natal. Estudo divulgado ontem pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que 16,5 milhões de brasileiros vão deixar para escolher os presentes na semana que antecede a data, motivados principalmente pelo pagamento da segunda parcela do 13º salário. De acordo com a pesquisa, feita em todas as capitais, 54% dos entrevistados – 49,5 milhões de brasileiros –, afirmaram que fariam as compras natalinas na primeira quinzena de dezembro e 18% admitiram que deixariam para a última semana antes do Natal. A pesquisa mostra ainda, que mulheres tendem a planejar mais que os homens.

Idec lança campanha contra fim da rotulagem de transgênicos
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou uma campanha contra o Projeto de Lei 4.148/2008, que prevê a não obrigatoriedade de rotulagem de alimentos que possuem ingredientes transgênicos. O PL pode ir à votação em caráter de urgência nesta semana na Câmara dos Deputados. Na opinião do Idec, a aprovação do projeto de lei pode ocasionar sérios riscos à saúde, pois alimentos como óleos, bolachas, margarinas, enlatados e papinhas de bebê não terão mais o selo indicativo. Atualmente, cerca de 80% da soja e 56% do milho do País são de origem transgênica. A atual legislação prevê rótulos nos alimentos informando os componentes. Quem quiser assinar o manifesto,
deve acessar o site www.idec.org.br