MPE Brasil: oportunidade para gestores


O Movimento Brasil Competitivo convida gestores a participarem do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas ciclo 2012. A iniciativa, promovida em parceria com o Sebrae, Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), reconhece boas práticas de gestão e é dirigida a negócios de todos os setores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de agosto pela internet ou em pontos de atendimento do Sebrae. As organizações concorrentes são avaliadas pela qualidade da administração e a capacidade inovadora do empresário. O prêmio é composto por oito categorias: indústria, comércio, agronegócio, serviços de turismo, serviços de TI, serviços de saúde, serviços de educação e outros serviços, além de destaque em responsabilidade social e em inovação. Mais informações: www.mbc.org.br/mpe.



Financiamentos facilitados pelo Bom Negócio Paraná



Empresários que fizeram cursos gerenciais promovidos por parceiros do Governo do Estado no Bom Negócio Paraná podem ter acesso às linhas de financiamento do programa. O Bom Negócio alia capacitação gerencial e crédito subsidiado feito pelo Banco do Empreendedor, ligado à Fomento Paraná. Os juros das linhas de crédito variam de 0,58% a 1,1% ao mês. Quanto mais capacitado for o empresário, mais baixos são os juros. Entre os cursos reconhecidos para a concessão dos empréstimos estão Varejo Mais (Sebrae), Procompi (Senai), Formação Profissional Rural (Senar), Administração Financeira (Sebrae/Parceiros setoriais), Gestão de Frota (Sest/Senat/ Fetranspar) e Bairro Empreendedor (Prefeitura de Maringá). O Bom Negócio Paraná já foi lançado em 14 municípios paranaenses e agora chegou a Cascavel e Francisco Beltrão.



Palestra gratuita sobre investimentos em Maringá



Hoje, o educador financeiro Mauro Calil, fundador do Centro de Estudos e Formação de Patrimônio Calil & Calil e gerente geral do Instituto Nacional de Investidores (INI), estará em Maringá para ministrar palestras gratuitas sobre formação de patrimônio e investimento. A proposta das palestras é mostrar aos participantes como tornar-se um investidor mais consciente, reconhecer o perfil para cada tipo de investidor e mostrar os diversos tipos de investimentos para diversificação de portfólio. Durante a palestra, Calil apresentará os temas ''Plano de Formação de Patrimônio com Método INI'' e ''Fundo de Investimento Imobiliário''. Os eventos serão realizados na Universidade Estadual de Maringá, a partir das 9h. Informações: www.ini.org.br