Em seus 45 anos de história, completados hoje, Iapar organizou o processo de geração da tecnologia presente no campo em atividades diversificadas no Estado
Em seus 45 anos de história, completados hoje, Iapar organizou o processo de geração da tecnologia presente no campo em atividades diversificadas no Estado | Foto: Fotos: Anderson Coelho


Sem pesquisa e geração de novas tecnologias, indubitavelmente, o agronegócio paranaense não teria a mesma pujança econômica de hoje. Como diversos outros setores, foi essa capacidade de se modernizar – deixar para trás os modelos que não funcionavam mais – que coloca hoje o Paraná como um dos principais estados produtores de commodities agrícolas, maior produtor de milho e segundo no ranking da soja.

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), sem dúvida, foi protagonista neste processo nas últimas décadas. A entidade chega nesta quinta-feira aos 45 anos e auxiliou em diversos desafios enfrentados por produtores em todo o Estado. Um exemplo muito bacana é da geada de 1975, que acabou com as lavouras de café, quando o Iapar tinha apenas 3 anos de funcionamento. A partir daí, os pesquisadores focaram no desenvolvimento do modelo de plantio adensado e foco na qualidade da bebida. Depois, auxiliou outras entidades no sequenciamento do genoma da planta e atualmente estuda mecanismos de formação dos frutos.

De lá pra cá, são inúmeros trabalhos, difíceis até de listar: a primeira raça de corte paranaense, a Purunã, pesquisa intensa no plantio direto, desenvolvimento de centenas de variedades (inclusive não transgênicas), trabalho com citros, sempre com foco na agricultura conservacionista. Para celebrar a data, a entidade realiza hoje diversos eventos técnicos e institucionais.

O presidente Florindo Dalberto: "Hoje precisamos ser mais que um órgão de pesquisa, mas sim de inovação"
O presidente Florindo Dalberto: "Hoje precisamos ser mais que um órgão de pesquisa, mas sim de inovação"



NOVO CICLO
O presidente do Iapar, Florindo Dalberto, relembra que na época da criação do Iapar, quando ainda era funcionário do Instituto Brasileiro do Café (IBC), já se tinha a percepção de que o ciclo da monocultura cafeeira estava no fim e que havia a necessidade de diversificar a agricultura paranaense. Aliás, a FOLHA Rural e o fundador da FOLHA, João Milanez, estavam entre as entidades e lideranças que se mobilizaram para a criação do Instituto. "Esse processo de agricultura diversificada, baseada nas propriedades pequenas e com regiões diferentes umas das outras, requer uma base tecnológica de evolução. O grande resultado do Iapar foi organizar o processo de geração dessa tecnologia permanente", salienta.

Para o presidente, o Iapar acabou se tornando um dos elos de uma cadeia muito bem organizada, da pesquisa ao campo. Dalberto salienta a interação entre todas as organizações: de um lado o governo estadual com a pesquisa e extensão, de outro as cooperativas, federações, tudo funcionando com sinergia. "Esse trabalho em conjunto explica bem o sucesso da agricultura no Estado, inclusive com o setor empresarial, que tem interesse nos resultados da pesquisa. O agricultor é o ponto final, recebe isso de forma integrada, seja pelo técnico extensionista, um consultor agronômico ou pela cooperativa. Ele pode até não perceber, mas absorve e utiliza conhecimento científico do mais alto nível na sua lavoura".

Para o futuro, um dos principais desafios está em manter o Iapar no protagonismo, competitivo e eficiente na área de pesquisa, mesmo frente a toda dificuldade de capital, afinal, "necessita de recursos da sociedade através do orçamento público". "Hoje precisamos ser mais que um órgão de pesquisa, mas sim de inovação. O relacionamento direto com a iniciativa privada é importante, transformando conhecimento em algo que gere valor. Temos que ser ativos e promotores de inovação, entrando forte neste mercado, em que ciência e tecnologia se transformem em bons negócios para todos".

Os desafios do Iapar para os próximos 45 anos
Os desafios do Iapar para os próximos 45 anos Os desafios do Iapar para os próximos 45 anos Os desafios do Iapar para os próximos 45 anos Os desafios do Iapar para os próximos 45 anos Os desafios do Iapar para os próximos 45 anos Os desafios do Iapar para os próximos 45 anos Os desafios do Iapar para os próximos 45 anos Os desafios do Iapar para os próximos 45 anos Os desafios do Iapar para os próximos 45 anos Os desafios do Iapar para os próximos 45 anos Os desafios do Iapar para os próximos 45 anos Os desafios do Iapar para os próximos 45 anos



Agenda técnica é destaque na agenda de comemoração
As atividades comemorativas começam hoje, às 8h30, com a "Jornada Tecnológica da Cafeicultura do Futuro". O pesquisador Fábio Moreira da Silva, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais, é o responsável pela conferência, que tratará de mecanização de lavouras cafeeiras. "A ideia é celebrar as origens do Iapar, que nasceu para romper a monocultura do café, nos anos 1970, mas, sem ficar no saudosismo, abordar os desafios e a contribuição que podemos dar para a cafeicultura do futuro", aponta o diretor de inovação e transferência de tecnologias, Tadeu Felismino.
Completam a programação o lançamento da cultivar IPR 106, pelo pesquisador Gustavo Hiroshi Sera, e uma discussão sobre qualidade de bebida, conduzida pela pesquisadora Patrícia Santoro. A cultivar de café IPR 106 se destaca pela resistência aos principais nematoides – pequenos vermes que se alojam nas raízes das plantas – Meloidogyne paranaensis e Meloidogyne incognita - responsáveis por inviabilizar a cafeicultura em diversas regiões produtoras do Brasil. O novo material vem se somar às mais de 200 cultivares desenvolvidas nas últimas décadas pelos especialistas em melhoramento genético vegetal da instituição.



ABERTURA
O período da tarde está reservado para o "II Seminário Paranaense de Agroinovação", das 14 às 18 horas. O pesquisador Antônio Álvaro de Oliveira, ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), de São Paulo, inaugura o encontro com uma conferência sobre tendências para as organizações brasileiras de ciência, tecnologia e inovação. Em seguida, haverá a apresentação da Política de Inovação do Iapar e, na sequência, o lançamento do catálogo de produtos, serviços e parcerias tecnológicas da instituição. "O foco deste evento é a maior abertura do Iapar para interações com a sociedade e o setor privado, a partir das novas legislações federais e estaduais de inovação", aponta Felismino.
Ainda como parte das comemorações, das 16h às 18 horas, serão realizadas simultaneamente uma "Rodada de Oportunidades Tecnológicas" e a reunião do Conselho de Administração do Iapar, que congrega diversas entidades do setor. A reunião será a primeira do ano e o principal tema da pauta é a aprovação da Política de Inovação, além da discussão sobre a conjuntura do Instituto, especialmente a necessidade de reposição de quadros em fase de aposentadoria.
Finalmente, às 19 horas, a solenidade oficial comemorativa terá como destaques a diplomação de alunos do curso de Mestrado em Agricultura Conservacionista, o lançamento da revista Iapar 45 ANOS e a entrega do troféu "Amigos do Iapar" a personalidades que tiveram passagens marcantes pelo Instituto.
Reportagem Local