A iniciativa de um grupo de contadores de Londrina rendeu oportunidades para desempregados da cidade e região. Intregrantes da organização não governamental (ONG) Centro Voluntário de Londrina (CVL), eles ministraram, nos últimos dois meses, um curso gratuito para formação de assistentes administrativos.
Os 185 alunos se formam hoje. De acordo com Daniela Resende Faria, presidente da ONG, o objetivo é criar oportunidades para pessoas sem emprego. ''Fora do mercado de trabalho, elas se sentem desmotivadas'', comentou. O grupo de profissionais, que inclui também um economista, já fazia trabalho voluntário com crianças e adolescentes. ''Decidimos trabalhar com desempregados porque também são excluídos'', disse.
As sete turmas, divididas por nível de escolaridade, aprenderam sobre rotinas administrativas. Se informamaram, também, sobre a melhor forma de elaborar um currículo ou como se comportar em entrevistas para empregos, além de estudarem noções de vendas e empreendedorismo.
Vladecir Modesto, 24, é um dos alunos que receberá hoje o certificado de conclusão do curso. Ex-auxiliar de serviços gerais de uma empresa de aviação, ele estava desempregado há quatro meses quando entrou em contado com o CVL. Pouco tempo após começar o curso, conseguiu outro emprego.
''Eu tinha mandado um currículo antigo para a empresa onde estou trabalhando, mas não fui chamado'', contou. Após melhorar o currículo, com as orientações do curso, enviou novamente para o mesmo local. Conseguiu a entrevista e, alguns dias depois, estava empregado. Acomodado na firma anterior, ele comentou que ''nem pensava em voltar a estudar.'' Agora, está animado para fazer novos cursos. ''Com mais formação, posso ser promovido'', disse ele, que trabalha na linha de produção da indústria.
Outro formando que já começou a mudar de vida é Werner Orlando Lauer. Aluno do curso junto com a noiva Michelle Luiza Cândido Bruninski, 22, ele aproveitou as noções de administração e empreendedorismo para investir no seu próprio negócio.
Criador de um site sobre a banda Sepultura, ele planejava fazer algumas camisetas para divulgar a home page. No curso, surgiu a idéia de ampliar a inciativa e produzir camisetas sobre temas diversos para comercialização. ''Já fiz cartão de visitas e comecei a receber encomendas'', disse o novo empresário, que em 15 dias colocará na internet um site para divulgação de seu catálogo. ''Sem o curso, meu negócio iria falir, pois não tinha a menor noção de como administrar dinheiro.''
O curso do CVL foi viabilizado pelo apoio de políticos e instituições que cederam espaço e material para as aulas. Daniela informou que novas turmas serão formadas no ano que vem. A ONG também tem planos de oferecer formação em outras áreas, como cursos para recepcionistas, garçons e telefonistas. ''Para isso, dependemos da adesão de voluntários de outras áreas.'' A organização mantém ainda um banco de currículos para encaminhar a empresas interessadas em contratar os alunos.