Dos novos empreendimentos criados em Londrina nos primeiros quatro meses de 2012, as atividades com maior crescimento em comparativo ao mesmo período do ano passado são ligadas ao comércio varejista, segundo levantamento exclusivo do IBPT para a FOLHA. Dentre os diversos setores analisados, os artigos de vestuário e acessórios possuem boa representatividade na cidade, saltando de 106 novos estabelecimentos criados em 2011 para 139 em 2012: elevação de 31%. Outros negócios, com menor representatividade, também cresceram substancialmente, como atividades voltadas a obras de alvenaria (145%), cabeleireiros (62%) e instalação e manutenção elétrica (42%).
O gerente de banco Rafael Barrocal Contini e sua mulher Thainara Pessutto Piva resolveram abrir uma loja de roupas de tamanhos maiores, a Kamarim Modas Tamanhos Especiais . Os empresários perceberam que havia demanda neste segmento em Londrina e resolveram investir num negócio mais especializado. ''A irmã de minha esposa abriu uma loja similar em Fernandópolis (interior de São Paulo) e resolvemos fazer o mesmo em Londrina'', explica Rafael.
Com pouco mais de um mês no mercado, Rafael comenta que o início é um pouco complicado, mas acredita que a população londrinense está consumindo mais e que a economia local está aquecida. ''O custo do ponto é alto, quase metade de todo o meu custo fixo, mas até agora as metas que estipulamos estão sendo batidas. Estamos animados'', ressalta ele.
Já Outlet Lingerie, aberta há dois meses, é outra loja que está se desenvolvendo no mercado londrinense. Segundo a gerente comercial do estabelecimento, Lania Regina Ribeiro, o proprietário do empreendimento não é do ramo comercial, mas viu nesta franquia uma oportunidade na cidade. ''Foi uma ideia inovadora avaliada numa feira de franquias. Como o conceito é diferente, de comercializar lingeries de grandes marcas com até 70% de desconto, foi uma aposta que deu certo'', salienta a gerente.
A franquia, que custou em torno de R$ 150 mil, já dá bons resultados na cidade. O estabelecimento gera, por enquanto, um volume de vendas de R$ 50 mil mensais. A expectativa é que este valor cresça 40% em pouco tempo. Lania salienta que os consumidores da cidade receberam muito bem a nova loja. ''Estamos bem satisfeitos, principalmente porque quando divulgamos a loja na mídia temos um retorno bastante significativo. Como temos a exclusividade da franquia na região de Londria, vamos abrir mais duas lojas até o final do ano'', complementa ela.(V.L.)