O Ministério do Trabalho e Emprego lançou nesta terça-feira, 21, quatro medidas para facilitar o acesso digital ao seguro-desemprego, à carteira de trabalho, a cursos gratuitos e a ter acesso a vagas no Sine. A principal mudança é mesmo o acesso ao benefício em caso de demissão sem justa causa, que exigia até então a entrada em uma fila, por meio de agendamento telefônico, que chegava a durar mais de um mês. O lançamento ocorreu em evento no Palácio do Planalto, com o ministro Ronaldo Nogueira e o presidente Michel Temer.

O Seguro-Desemprego pela internet permitirá ao trabalhador solicitar o benefício assim que receber os documentos demissionais pelo site do portal de Serviços do Ministério do Trabalho Emprega Brasil. O prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar no momento em que preencher o cadastro, e não após o atendimento presencial, como ocorria anteriormente. O objetivo é agilizar o recebimento, diminuir filas, reduzir o tempo de atendimento nos postos do Sine e aumentar a capacidade de atendimento. Para tanto, é necessário se cadastrar no endereço empregabrasil.mte.gov.br, com a carteira de trabalho em mãos para confirmação de informações.

Outra melhoria tecnológica é a Carteira de Trabalho Digital, que permitirá o acesso de todas as informações que constam no documento físico atual. Apesar de ainda não substituir a carteira de papel, será possível fazer consultas as consultas sempre que necessário. "Estimamos que até 70 milhões de pessoas possam baixar o aplicativo, que permitirá ao trabalhador ter consigo a Carteira de Trabalho, por onde for, permitindo que ele consulte instantaneamente as informações pessoais e de contratos de trabalho diretamente pelo seu telefone celular", disse o ministro.

Já a Escola do Trabalhador visa oferecer cursos gratuitos para qualificar trabalhadores. A expectativa do governo é chegar a 6 milhões de trabalhadores de todo o País. O projeto poderá ser acessado por meio de um computador conectado à internet, mediante inscrição em um dos 50 cursos que serão disponibilizados até o fim de 2018. Não há pré-requisitos para cursá-los nem escolaridade mínima exigida.

Por fim, foi lançado ainda o Sine Fácil 2.0, que permitirá procurar emprego em um aplicativo de celular, com vagas na rede Sine de todo o Brasil. Pelo sistema, será possível se candidatar, agendar entrevistas e acompanhar a situação do benefício do Seguro-Desemprego.