No inverno, a demanda por produtos de beleza e cosméticos voltados à hidratação mais profunda da pele aumentam consideravelmente. Segundo Alexandre Alves Lemos, diretor da Regional Sul da Natura, em visita à FOLHA, a relação do sulista com produtos específicos desta estação é bem maior. ''O consumidor dessa região é muito fiel quando se identifica com o produto. Aqui, as pessoas têm o hábito de se perfurmar, mas de maneira mais discreta. Há, portanto, potencial para o crescimento deste mercado de perfumaria'', constata o diretor. Além disso, há uma maior necessidade de produtos para a proteção da pele mais clara, característica de 78,7% da população.
Com o objetivo de estreitar a relação com o público, o Centro de Distribuição (CD) construído na cidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, já apresenta resultados. De acordo com Lemos, somente este CD representa 40% da movimentação no Sul do País. ''Antes, a entrega demorava de dois a oito dias úteis para chegar à Capital e interior, respectivamente. Agora, em até 24 horas na Capital e três dias no interior'', diz ele, complementando que cerca de R$ 350 milhões foram investidos em infraestutura da rede em 2011, e outros R$ 400 milhões estão previstos até o final de 2012.
Os investimentos constantes foram responsáveis pelo crescimento da empresa que, em 11 anos, aumentou em sete vezes. O balanço do relatório financeiro, divulgado na semana passada, mostrou que a Natura obteve uma receita líquida de mais de R$ 1,4 milhão no segundo trimestre de 2012: uma evolução de 12,5% ao mesmo período de 2011. Houve, também, ampliação de 16,2% em relação ao segundo trimestre de 2011 no número de consultoras no País. ''Hoje, o Brasil é considerado o segundo maior mercado de beleza do mundo. Já contamos com cerca de 1,2 milhão consultoras somente aqui.''
Parte desse investimento inclui, ainda, a participação de comunidades e cooperativas regionais, como no Paraná. De acordo com o diretor, 40% de toda extração de pitanga é do Estado. ''A pitanga orgânica é produzida na comunidade do Turvo. São das folhas da pitanga que se extrai o óleo essencial'', completa. Além de gerar renda para 250 famílias - que fornecem 500 toneladas de folhas de pitanga por ano - a cooperativa tem o apoio da empresa para levar mais cultura aos jovens por meio de projetos locais e participa dos benefícios da colheita.
Ainda conforme o diretor, o maracujá utilizado nas linhas também é extraído no Paraná, na cidade de Corumbataí do Sul e Godoy Moreira. ''Desde 2009, 100% do produto é aproveitado. Ou seja, até as sementes são utilizadas como insumo nos produtos da linha'', afirma Lemos. Investir em projetos e produtos com a preocupaçao ambiental apresentou resultados na empresa. De acordo com o balanço, a Natura reduziu em 6,4% as emissões dos gases do efeito estufa e manteve o consumo de água em 0,4 litros por unidade produzida, quando comparados com 2011.
A Natura é uma marca de origem brasileira presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil, é a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. Desde 2004, é uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A empresa é líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita anual superior a R$ 5,5 bilhões.