Apesar de a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ter instituído a bandeira tarifária verde neste mês de janeiro, quando não há reajuste extra nas tarifas, o presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna, não quis antecipar se o consumidor paranaense vai pagar mais barato pela conta de luz a partir de junho deste ano, que é quando ocorre a revisão tarifária da companhia. A decisão da Anatel, anunciada em dezembro, foi baseada em relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS), que apontou que a condição hidrológica estava mais favorável.
"Sobre as contas de luz, até por questões de mercado, não podemos antecipar. Mas o que eu posso dizer é que não esperem surpresas desagradáveis", disse Vianna em entrevista durante a solenidade de posse do presidente da Sercomtel, Luiz Carlos Adati.
Na revisão do ano passado, no final de junho, a Copel havia reduzido a tarifa residencial em 14,3%. O índice de redução varia de acordo com a classe de tarifa. Na média, a conta ficou 12,87% mais barata, considerando clientes industriais, comerciais e residenciais, segundo a companhia. (Reportagem Local)