Curitiba - A linha de crédito Minha Casa Melhor, lançada em meados de junho pelo governo federal para a compra de móveis e eletrodomésticos, está ajudando a aquecer as vendas do comércio no Paraná. Desde 12 de junho até agora, a Caixa Econômica federal já fechou 215.643 contratos no Brasil no valor total de R$ 1,073 bilhão. No Estado foram 16.423 contratos no valor de R$ 81,7 milhões. Os lojistas paranaenses registraram aumento de até 20% nas vendas desde que o crédito foi lançado com o objetivo de atender os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida.
O presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), Darci Piana, disse que a linha Minha Casa Melhor é um dos motivos que leva o comércio a acreditar em fechamento do ano com aumento de vendas de 6% a 6,5%. "Esta linha ajudou e continua auxiliando as vendas do comércio", disse.
No entanto, acredita que as vendas nesta linha de crédito não tragam tanto reflexo para o segundo semestre, porque muitas pessoas já contrataram o crédito. Ele prevê que os preços destes produtos também podem ficar mais caros com o aumento do dólar. "Quanto mais o consumidor demorar para comprar, menos produtos vai adquirir porque os preços devem subir com a alta do dólar", disse.
O consultor econômico da Associação Comercial do Paraná (ACP), Cláudio Shimoyama, disse que a linha de crédito está ajudando o comércio. "As pessoas estão adquirindo imóveis e precisam mobiliar", explicou. Ele lembrou que este segmento já vem tendo crescimento de vendas desde 2012 e pode ser ainda mais alavancado com o Minha Casa Melhor.
O diretor financeiro da rede Móveis Brasília, de Londrina, Marcelo Ontivero, disse que a linha de crédito foi bastante positiva para alavancar os negócios do setor. Segundo ele, quando o consumidor vai à loja vê outros produtos que não fazem parte do programa e acaba comprando.
Ele contou que desde o início do programa houve um incremento de vendas de 20% na rede. Segundo ele, os produtos mais vendidos são lavadoras de roupas automáticas, fogões e televisores. No entanto, ele acredita que o valor disponibilizado para móveis deveria ser um pouco maior. O programa prevê, por exemplo, R$ 375 para sofá e R$ 380 para guarda-roupa. "Muitos clientes procuram móveis planejados, mas isso não está no programa", disse. Ele acredita que a linha de crédito está impulsionando as vendas na cidade.
A rede de lojas Maganize Luiza informou, através da assessoria de imprensa, que ocorreu aumento de vendas com a linha de crédito, mas não estimou valores porque a empresa possui capital aberto.
O Grupo Pão de Açúcar que reúne as lojas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra Hiper informou, por meio de nota, que destaca a importância de medidas como esta que contribuem para o fomento da economia, favorecendo diretamente uma faixa da população que passa a ter acesso a itens que melhoram sua qualidade de vida.