PCs
Pesquisa da IDC Brasil divulgada na última quinta-feira mostrou que o mercado de PCs teve a maior queda dos últimos 10 anos. No terceiro trimestre de 2015 (julho a setembro), apenas 1,6 milhão de computadores foi vendido no País, 37% a menos que no mesmo período de 2014. O volume só não é menor do que o registrado no segundo trimestre de 2005, quando foram comercializados 1,5 milhão de PCs. Do total de equipamentos vendidos, 993 mil foram notebooks e 607 mil desktops. O terceiro trimestre é o período em que normalmente o mercado de PCs é bastante aquecido, observa a consultoria.



2015
O mercado de PCs está registrando quedas seguidas desde 2012. Até o final do ano, a IDC Brasil projeta queda de 37% nas vendas (com 6,5 milhões de PCs vendidos), alta de 39% no ticket médio e queda de aproximadamente 12% na receita. Em relação a 2016, a consultoria considera que o mercado será diretamente impactado por conta do fim da Lei do Bem.



Positivo
A Positivo apresentou esta semana o seu primeiro smartphone com processador Intel. Segundo a fabricante, o Positivo First S410 chegaria ainda esta semana às lojas da TIM e de seus parceiros no varejo com foco no design e no custo-benefício. O smartphone vem com processador Intel Atom x3 (Dual-Core) e 8 GB de memória interna, que pode ser expandida até 32 GB com cartão microSD. É equipado com tela de 4" WVGA (resolução de 800 x 480 pixels) e câmeras frontal e traseira. O aparelho é dual-chip, tem sistema operacional Android Lollipop e é compatível com as redes 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.0. Preço sugerido: R$ 399.



Trends
O relatório da AVG - empresa de segurança on-line - "Android App Performance & Trends" aponta que Facebook, Snapchat e Spotify são os campeões de consumo mobile (de memória, dados e bateria). Revela ainda que o aplicativo de paquera Ashley Madison já possui de novo quase o mesmo número de usuários de antes do episódio de vazamento de dados. O relatório da AVG tem o objetivo de destacar as principais tendências de uso dos consumidores e identificar os apps que mais afetam bateria, armazenamento e uso de dados de aparelhos Android. Em meio aos mais prejudiciais para o desempenho do dispositivo, o relatório também aponta apps de varejo popular, como Amazon e Walmart, que emergem como os maiores consumidores de bateria.