Imagem ilustrativa da imagem Londrina terá primeiro TEDx em setembro
| Foto: Anderson Coelho
A TED começou em 1984 como uma conferência sobre Tecnologia, Entretenimento e Design, mas que hoje aborda tópicos diversos



Diversos speakers reunidos em um só lugar contando histórias inspiradoras para o resto do mundo. Esse é o objetivo dos TEDx, eventos realizados por organizadores independentes em todo o mundo sob licença concedida pela TED, uma conferência realizada anualmente nos Estados Unidos ou no Canadá (onde a TED possui escritórios) que é propriedade da organização sem fins lucrativos Sapling Foundation. Tais eventos visam disseminar nas comunidades boas ideias nos moldes dos eventos TED, que são nada mais que conversas de 18 minutos ou menos com pessoas anônimas ou não, que tenham uma história interessante para compartilhar. No mês que vem, o TEDx será trazida também a Londrina.
Segundo informações do site oficial, a TED começou em 1984 como uma conferência sobre Tecnologia, Entretenimento e Design (por isso o nome TED), mas que hoje aborda tópicos que vão desde ciência e negócios até problemas globais. As conversas da TED são gravadas e compartilhadas com o resto do mundo pela sua plataforma. São as TED Talks, que ficaram famosas pelas suas histórias e já alcançaram mais de um bilhão de visualizações em todo o mundo.
No dia 29 de setembro, Londrina vai receber seu primeiro TEDx. A licença para a realização foi adquirida em fevereiro por Luciano Costa - que também é gestor de projetos do Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Segundo ele, o número de TEDx realizados no Brasil cresce todo ano - só em 2016, já foram mais de 80, mas nenhum ainda tinha tomado um espaço de Londrina. O TEDx Igapó, como foi batizado, será aberto a um público presencial restrito de apenas cem pessoas em uma das salas da UniFil, que apoia o evento. Mas será transmitido ao vivo no anfiteatro do Colégio Londrinense e estão sendo negociados mais espaços de transmissão em shoppings da cidade.
O TEDx Igapó terá como tema "Inspiração Pé Vermelho". Virão ao evento cerca de 15 speakers, que contarão histórias profissionais ou pessoais vivenciadas dentro de suas realidades. A lista será divulgada em breve, e inclui também pessoas de fora da cidade com histórias para inspirar os londrinenses. "É um evento para grandes empreendedores ou pessoas anônimas que têm uma história que causou impacto positivo em sua vida pessoal ou profissional para contar", descreve Costa. Seguindo os ideais da TED de tornar boas ideias acessíveis, os speakers não recebem nenhum cachê para participar do evento, e quem trabalha na organização também é voluntário.
Para receber a licença para a realização do TEDx Igapó, o organizador local conta que "defendeu" a cidade junto à TED, que aceitou a candidatura. "Acho que muito mais que meu currículo, a TED deve ter visto que a cidade merecia receber um TEDx." O horário do evento, que conta com o apoio da UniFil, da construtora Vectra e do Sebrae, já está confirmado: será das 15h às 20h.