Das 50 empresas paranaenses consideradas "melhores para trabalhar" no Paraná, nove são de Londrina. A relação foi divulgada na terça-feira, 14, pelo GPTW, Great Place To Work, consultoria responsável pelo Ranking das Melhores Empresas Para Trabalhar. São elas: Apetit, A. Yoshii, GolSat, Sicoob, Advise, Uniprime, Econorte, Marajó e Acil.

Para participar da 8ª edição da premiação no Paraná, as empresas tinham de contar com no mínimo 30 colaboradores. Segundo os organizadores, a pesquisa mede o nível de confiança dos funcionários em cinco dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Ao longo do estudo, são avaliados também os comentários dos empregados sobre o ambiente de trabalho e as práticas culturais adotadas nas organizações, como inspiração dos funcionários, celebração das conquistas e compartilhamento dos resultados com a equipe.

De acordo com o GPTW, as companhias paranaenses premiadas se destacam pelo forte investimento no desenvolvimento dos seus profissionais. "Como resultado, percebemos um time mais escolarizado que a média nacional: 10%, por exemplo, tem pós-graduação completa. A rotatividade voluntária dos colaboradores dessas corporações é muita baixa. Investir na formação do time traz retorno imediato para o funcionário", salienta Ruy Shiozawa, CEO do GPTW Brasil.