Com o lançamento do aguardado game para dispositivos móveis Pokémon Go, a procura por produtos relacionados aos personagens da popular série animada do fim dos anos 1990 aqueceu as vendas de lojas de perfil "geek". O jogo está trazendo a estas lojas novos clientes, mas o fato é que, por trás de Pokémon, existe um mercado desconhecido da maioria das pessoas e que sempre esteve em alta. O consumo de itens do card game da série continua levando jovens e adultos às lojas de games, quadrinhos e mangás (quadrinhos japoneses).
"Aumentaram bastante as vendas depois que lançou o jogo", confirma Katia Kuboiama, dona da K2 Mangá Point, em Londrina, que vende produtos de varejo e atacado para lojas daqui e de outros estados, como São Paulo. Com fabricação própria na cidade, a K2 comercializa bonés, camisetas, cosplay e pelúcias relacionadas à série e ao jogo. Os preços variam desde R$ 35 a camiseta a R$ 85 a pelúcia.
O item mais procurado é o boné igual ao de Ash, personagem principal da série Pokémon. Mas a empresa também fabrica bonés e camisetas com o tema dos três times de jogadores de Pokémon Go: Mystic (azul), Valor (vermelho) e Instinct (amarelo). A produção relacionada ao jogo começou antes de seu lançamento, dois meses atrás. "Tem pessoas que já definiram o time antes de o jogo sair", explica Katia. Quando o game foi lançado, ela lembra que foi preciso dobrar e aumentar um turno da produção de bonés e camisetas por causa da alta demanda. "Estamos chegando no limite do atendimento."

Nome dado para as história em quadrinho japonesas, que são caracterizadas por serem lidas da direita para a esquerda

É considerado um hobby em que os participantes se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop japonesa

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional