A Klabin já definiu as novas etapas de seu plano de crescimento, após concluir o investimento em uma nova máquina de papéis para sacos industriais e de definir o modelo para a construção de uma nova fábrica de celulose. A companhia prevê a construção de uma linha de produção de papel cartão e estuda a instalação de uma nova máquina para papel reciclado, de acordo com seu diretor-geral, Fabio Schvartsman. A unidade de papel cartão, de acordo com os estudos, teria capacidade entre 300 mil e 450 mil toneladas anuais.

Segundo o diretor geral da Klabin, a ideia da companhia é iniciar as operações da nova fábrica no final de 2015, aproximadamente um ano após o início das operações da nova unidade de celulose. A intenção de construir uma nova fábrica de papel cartão já havia sido comentada anteriormente por diretores da Klabin, mas é a primeira vez que o novo diretor geral da Klabin fala sobre o projeto.

A nova linha de produção de papel reciclado, por sua vez, deverá entrar em operação somente após 2015, segundo Schvartsman. ?A unidade de papel cartão é mais rentável e, por isso, entrará primeiro?, afirmou o executivo, que participou na terça-feira de evento promovido pela consultoria Risi em São Paulo.

Segundo o executivo, o projeto não tem relação direta com os projetos de expansão da Tetra Pak no município de Ponta Grossa, no Paraná, a partir de 2013. As companhias, contudo, são parceiras e a Klabin é candidata natural a oferecer papel cartão para a nova fábrica de embalagens da Tetra Pak. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.