O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, discorda que o Interior do Estado não recebe investimentos privados por estar distante do Porto de Paranaguá. ''É claro que a proximidade de um porto ajuda, mas existem regiões do Paraná, longe de Paranaguá, que estão se industrializando porque têm um projeto de desenvolvimento'', ressalta.
Para Campagnolo, se fosse verdade que os grandes investidores evitam o Interior, a cidade de Lages, em Santa Catarina, não teria conseguido atrair a montadora chinesa de caminhões Sinotruk. Inicialmente, a indústria pretendia se implantar em Curitiba.
Os investimentos privados em Pato Branco, Sudoeste do Paraná, seriam outra prova de que é possível atrair indústrias, mesmo estando longe da Capital e do porto. ''Temos lá a fábrica de fogões Atlas, que exporta para toda a América Latina. Agora a francesa Limagrain Guerra anunciou que vai implantar em Pato Branco uma fábrica de sacolas biodegradáveis'', destaca.
Para o presidente da Fiep, Londrina carece de uma política de industrialização. ''É preciso que a sociedade se responsabilize em realizar este projeto'', afirma. Segundo ele, as crises políticas atrapalham a cidade. ''Escândalos de corrupção afugentam investimentos, criam um clima desfavorável aos investidores'', ressalta. (N.B.)