Imagem ilustrativa da imagem Indústria monta loja no Paraguai
| Foto: Divulgação
Paranatex Têxtil exporta tecidos 100% algodão para diversos segmentos



Com a indústria alocada em Apucarana, a Paranatex Têxtil completa 50 anos de atuação em 2017 e desde 2004 já trabalha forte na exportação de tecidos 100% algodão para diversos segmentos, incluindo moda, decoração, uniformes profissionais, entre outros. Atualmente, a empresa comercializa seus produtos para toda a América Latina e também Estados Unidos, com a exportação representando em torno de 12% a 15% do faturamento mensal da empresa.
A gerente comercial e de exportação da Paranatex, Gislayne Santillo Hilário, salientou que todo o processo para que, de fato, se atingisse este patamar contou com o auxílio de órgãos e empresas especializadas no mercado internacional. "É claro que há alguns fatores que não conseguimos controlar, como a flutuação do câmbio. Por outro lado, o cliente formado lá fora nos auxilia demais a escoar a produção quando o momento não é favorável no mercado interno."
Por fim, Gislayne disse que a busca por novos mercados precisa ser constante. Para isso, a empresa participa de feiras e eventos para apresentar seus produtos. "Para facilitar este processo, também montamos, em julho do ano passado, uma loja da fábrica no Paraguai. O retorno tem sido bastante interessante, principalmente porque o país vizinho não tem uma produção nacional e tudo que enviamos acaba sendo novidade e absorvido pelos clientes." (V.L.)