Maio é o terceiro mês de crescimento consecutivo nas vendas industriais de 2013. No entanto, após dois meses de forte expansão (17,94% em março e 10,21% em abril), o desempenho foi menos expressivo, de 1,93%. Os números foram levantados pelo Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), na pesquisa de indicadores conjunturais de maio.

A expansão também é a menor dos últimos cinco anos, evidenciando que a recuperação da atividade industrial ainda não tem crescimento contínuo. No comparativo dos acumulados de 2012 / 2013, as vendas industriais sofreram queda de -1,15%.

No acumulado, os segmentos que mais impactaram negativamente no resultado de vendas,
em comparação a 2012, foram "Material Eletrônico e de Comunicações" (-16,03%); "Edição e Impressão" (-15,62%) e "Veículos Automotores" (-10,72%). Os setores que tiveram os melhores desempenhos, na mesma comparação, foram "Vestuário" (47,96%); "Couros e Calçados" (20,37%) e "Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos" (16,60%).

Para o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, há uma expectativa de superação dos resultados de 2012, por conta da tendência positiva em relação ao agronegócio. "O clima tem contribuído e os indicadores apontam que teremos uma boa safra, com resultados superiores aos do ano passado. Como o agronegócio tem um peso importante na economia do estado, acreditamos que alguns segmentos possam ter desempenho mais expressivo que em 2012, como o metalmecânico, que já apresenta crescimento por conta da demanda gerada pelo setor agropecuário e pela diminuição do custo dos investimentos - com juros mais reduzidos e atrativos -
para a aquisição de máquinas e equipamentos", avalia Schmitt.

No comparativo com 2012, o resultado de maio foi negativo (-5,31%), puxado principalmente por um dos principais setores da indústria paranaense, "Veículos Automotores". Schmitt lembra que um dos motivos para o desempenho de maio de 2012 ter sido muito superior ao de 2013 foi a política de isenção do IPI. "Em maio do ano passado, as vendas de carros tiveram aumento expressivo, porque era o último mês programado pelo governo para a isenção de IPI", lembra. No comparativo do segmento, a queda em maio foi de -31,21%.

Apenas 8 dos 18 gêneros analisados pela Fiep tiveram desempenho positivo, no comparativo com o mesmo mês do ano passado. Os principais foram "Confecções de Artigos do Vestuário e Acessórios" (41,15%); "Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos" (24,71%) e "Máquinas e Equipamentos" (17,86%).

Compras e empregos - As compras de insumos apresentaram aumento de 0,41% em maio - o
terceiro consecutivo do ano, alinhado com o desempenho das vendas. Na visão setorial, os gêneros industriais que apresentaram maiores acréscimos nas aquisições em maio foram "Refino de Petróleo e Produção de Álcool" (77,68%) - importações de petróleo e início da safra de cana-de-açúcar; "Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos" (11,61%) - aumento de produção; e "Couros e Calçados" (10,09%) - aumento de pedidos.

As compras industriais de janeiro a maio de 2013 foram inferiores às realizadas no mesmo período de 2012 em -1,69%.

O nível de emprego diretamente ligado à produção - número que resulta do total de empregos gerados na indústria menos o pessoal da administração - teve um aumento de 1,15%, no período de janeiro a maio de 2013 contra igual período de 2012.