Na próxima segunda-feira (9), a Fundação Araucária lança um edital de chamamento público voltado aos pesquisadores das áreas de AgriTech e HealthTech em parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O edital tem o objetivo de apoiar pesquisas feitas em colaboração entre pesquisadores do Paraná e de São Paulo.

No total, as fundações vão destinar R$ 400 mil às pesquisas - R$ 200 mil cada uma. Serão selecionados quatro projetos, dois do Paraná e dois de São Paulo.

Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, trata-se do primeiro edital da Fundação realizado em conjunto com outro estado.

Um estudo feito pela Fapesp indicou que suas pesquisas científicas mais qualificadas envolviam pesquisadores de outras federações, inclusive do Paraná, e que entre os dois estados havia um interesse em comum por estudos nas áreas de HealthTech e AgriTech.

“A ideia é promover maior integração entre os pesquisadores dos dois estados nessas duas áreas. Sabemos que já existe essa interação, mas queremos que ela seja aprimorada”, comenta Spinosa. Com o edital, também se espera que os pesquisadores possam utilizar de forma mais eficaz os ativos disponíveis nas instituições de pesquisa. “O custo de uma ICT é muito alto. Se puder racionalizar o uso dos ativos, pode haver um melhor retorno sobre o investimento.”

Poderão apresentar suas propostas pesquisadores de ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia) do Paraná e de São Paulo com projetos inovadores de pesquisa. A submissão eletrônica vai até o dia 9 de abril e os proponentes terão até o dia 14 para encaminhar a documentação impressa à Fundação Araucária. A divulgação do resultado será realizada a partir do final de julho.

O edital é aberto a todo o Paraná, mas como as regiões de Londrina e dos Campos Gerais se destacam nas pesquisas das áreas de AgriTech e HealthTech, o lançamento será feito na cidade, na próxima segunda-feira (9), às 10h30, no Sebrae (Av. Santos Dumont 1335).