Setor de Móveis/Eletrodomésticos foi um dos que tiveram melhor desempenho nas vendas em Londrina
Setor de Móveis/Eletrodomésticos foi um dos que tiveram melhor desempenho nas vendas em Londrina | Foto: Fotos:Gustavo Carneiro



Após um ano que fechou com leve retração, os comerciantes londrinenses se mostram mais otimistas para o novo ano que começa. Pesquisa divulgada esta quinta-feira (4) pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) revelou que 84,3% dos comerciantes consideram que 2018 será um ano melhor para vendas que 2017. Três quartos (74,1%) dizem ainda acreditar em um cenário econômico mais favorável.

O resultado vem após um ano de -1,7% de retração no comércio, como também apontou a pesquisa realizada pela Litz Estratégia e Marketing a pedido da Acil com 108 comerciantes entre 26 de dezembro de 2017 e 2 de janeiro de 2018. De quatro setores pesquisados, Calçados puxou a queda, com -8,9% de retração. Os índices dos outros setores, apesar de positivos, foram baixos: Confecções/ Tecidos, 2,8%, Ótica/ Joalheria, 2,7%, e Móveis/Eletrodomésticos, 1%.

Mais da metade dos comerciantes (60,2%) afirmou que as vendas do Natal foram maiores ou iguais na comparação com o mesmo período de 2016, mas o resultado não foi o suficiente para tirar o resultado final do terreno negativo: o Natal de 2017 teve retração de -2,7%, com o tíquete médio caindo de R$ 183,83, em 2016, para R$ 177,78 em 2017. Móveis/ Eletrodomésticos, Ótica/ Joalheria e Confecções foram os setores que tiveram maior percentual de comerciantes que consideraram as vendas ótimas ou boas. O setor de Calçados ficou com o índice abaixo dos 50% (27,3%).

Imagem ilustrativa da imagem Expectativa de um ano diferente



Haja promoção
Para atrair clientes e renovar o estoque após as vendas do Natal, as lojas realizam as tradicionais promoções e liquidações de início de ano. Mais da metade dos comerciantes entrevistados disse que fariam promoções ou liquidações em janeiro, principalmente os setores de Calçados (90,9%) e de Confecções (60,7%). "É um chamariz para o cliente que não comprou ter a oportunidade de comprar agora", afirmou Eliete Moreira de Lima Cândida, gerente da Amo Jeans Store. A loja é uma das muitas no Calçadão de Londrina que estão realizando promoções e liquidações de seus produtos.

Segundo Eliete, foi possível enxergar melhora nas vendas do ano passado somente após o dia 15 de dezembro, com a procura dos presentes de Natal. "Acredito que neste ano (2017) o pessoal estava segurando mais, não sei se preocupado com a economia. Mas esperamos uma melhora. Acredito que 2018 será melhor."

Nesta sexta-feira (5), a Lojas MM abrirá às 7h para o seu tradicional "feirão da madrugada", com descontos de até 70%, afirma Eduardo Humberto Coutinho Olavo, gerente do estabelecimento do Calçadão. Com expectativa de receber mais clientes neste fim de semana de feirão, o gerente diz ter boas expectativas para 2018, após crescimento de 3% a 5% nas vendas em 2017. "Foi um ano bom, pouca coisa melhor que o ano anterior. A expectativa para este ano é melhor ainda. O horizonte está se abrindo na questão de crédito, inflação. Esperamos um crescimento maior que o do ano passado."

Lojas vão aproveitar o início de ano para tentar atrair a clientela pelo bolso
Lojas vão aproveitar o início de ano para tentar atrair a clientela pelo bolso



A melhora gradual nas vendas também foi sentido na Mega Calçados, afirmou Samir Zebian, sócio-proprietário. "Esse ano (2017) não foi como 2013, 2014, mas foi melhor que 2016. Sentimos melhora a partir do segundo semestre, e esperamos que neste ano continue. Estamos trabalhando para que dê certo, investindo, apostando que o mercado vai reagir." No início de ano, a loja realiza promoções "para não deixar as vendas caírem" em função dos impostos e outras despesas como o material escolar batendo à porta dos consumidores.

Macroeconomia favorável justifica otimismo, diz Acil

O cenário "global", com uma macroeconomia mais favorável, é o que faz o comércio estar mais otimista para 2018, afirma Cláudio Tedeschi, presidente da Acil. Para ele, os indicadores econômicos, como taxas de juros, inflação, indicam um horizonte positivo. A retração de 1,7% do comércio em 2017 aponta para um caminho de estabilidade com viés de otimismo, avalia Tedeschi.

As chuvas que caíram no período de compras de Natal e de pagamento da segunda parcela do 13º salário prejudicaram os resultados da data mais importante do ano para o comércio. "Isso atrapalhou muito as vendas do comércio de rua." Mas a Acil pretende fazer uma reavaliação dos primeiros dias de janeiro, pois o ano já começa com mais movimento no comércio, destaca o presidente. "Tem muita gente nas lojas e comprando." No ano, a expectativa é de crescimento de 5% no setor.

Neste ano, a Associação também pretende realizar um saldo de estoque do varejo londrinense, reunindo comerciantes em um único espaço da cidade, e realizar dois outros grandes eventos voltados ao setor. Um deles com o objetivo de incentivar, principalmente, os pequenos varejistas a usarem ferramentas tecnológicas para competir com o comércio eletrônico.